
O secretário de estado do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse esperar que a maioria das negociações para acordos comerciais com os EUA esteja concluída até outubro. Isto significa que os países que ainda procuram acordos comerciais mais favoráveis têm pouco mais de dois meses para chegar a um entendimento com os responsáveis americanos.
A revelação foi feita durante uma entrevista à agência noticiosa japonesa Nikkei, após a entrada em vigor das chamadas “tarifas recíprocas” americanas, no passado dia 7 de agosto. Estas tarifas estão a ser implementadas como uma forma de compensar o excedente comercial que alguns países têm com os EUA, através da imposição de taxas sobre os produtos importados desses países.
Segundo a Bloomberg, importantes parceiros comercais dos EUA, como o Canadá, o México, o Brasil e a Suíça, estão ainda a procurar alcançar um acordo menos penalizador com o bloco económico norte-americano. Por exemplo, o Brasil tem tarifas de 50% e a Suíça de 39%.
Estes valores ficam muito acima daqueles conseguidos, por exemplo, pela União Europeia (15%), pelo Reino Unido (10%) e pelo Japão (15%).