Um equipamento de ar condicionado portátil é a forma mais fácil e acessível para refrigerar uma divisão da casa. A escolha deve ter em conta área refrigerada, nível de ruído, potência térmica (BTU – British Thermal Unit) e ainda capacidade de desumidificação. Aqui apresentamos 5 boas escolhas que tiveram estes critérios como base.
1. Becken BAC4255
- ✅ Bomba de calor
- ✅ Potência térmica elevada
- ✅ Vários modos de funcionamento
- ✅ Suporte de janela para tubo extensível
- ❌ Pesado (35 kg)
- ❌ Ruidoso com 65 dB
O ar condicionado portátil BAC4255 da Becken conta com uma potência térmica de 12.000 BTU e tem capacidade para refrigerar áreas de até 24 m². E podes usar este equipamento também no inverno, graças à sua capacidade para desumidificar.
A unidade de ar condicionado com depósito é de fácil manutenção e podemos ver o nível da água na parte frontal. Traz um kit de instalação na janela e também tem um bocal para escoamento contínuo na traseira, útil no modo de desumidificação. Conta com várias boas avaliações nas plataformas de retalho.
2. Daitsu APD 12FCX
- ✅ Potência térmica elevada
- ✅ Integração de Wi-Fi
- ✅ Bomba de calor
- ✅ Kit para instalação de janela
- ❌ Suporte para tubo extensível não se adapta a todas as janelas
- ❌ 65 dB de ruído
O Daitsu APD 12FCX fornece uma eficiência energética classe A no modo de arrefecimento e classe A+ no modo de aquecimento. Em época de mais frio, também podes recorrer à função para desumidificar.
É capaz de refrigerar áreas de até 24 m², graças à sua elevada potência térmica de 12.000 BTU. Está equipado com kit instalação para janela e o melhor de tudo é que também integra Wi-Fi.
3. Kunft KAC8606
- ✅ Preço acessível
- ✅ Instruções claras
- ✅ Arrefecimento rápido da divisão
- ❌ Ausência de modo Swing para ventilação
- ❌ 63 dB de ruído
O KAC8606 da Kunft tem uma potência térmica de 8000 BTU e, por essa razão, tem capacidade para climatizar uma área de 16 m². Em contrapartida, é o equipamento de ar condicionado portátil com o preço mais acessível aqui presente.
Emite 63 dB de ruído e conta também com função de desumidificação. O design compacto facilita o transporte entre divisões e a eficiência energética classe A faz com que não pese tanto na fatura de eletricidade.
4. Whirlpool PACF21HP B
- ✅ Potência térmica elevada
- ✅ Função 6º Sentido
- ✅ Mais silencioso
- ❌ Preço elevado
- ❌ Ausência de kit para instalação de janela
O Whirlpool PACF21HP B pode ter um preço mais elevado, mas tem também um nível de ruído mais baixo com 60 dB. Com uma potência térmica de 12.000 BTU é capaz de climatizar áreas de até 24 m².
Dispõe de regulação de velocidade modo turbo. Mas a função 6º sentido leva a tudo a outro nível. Avalia o ambiente e automaticamente aplica a combinação ideal de funções para refrigerar, aquecer ou desumidificar.
5. Delonghi PAC ES72
- ✅ Pouco ruidoso com 52 dB
- ✅ Ecrã LCD com controlos táteis
- ✅ Regulação automática da temperatura
- ❌ Preço elevado
- ❌ Ausência de kit para instalação de janela
O Delonghi PAC ES72 tem um design compacto, no qual se destaca o ecrã LCD com controlos táteis. É o mais silencioso deste grupo, emitindo apenas 52 dB de ruído.
Fornece uma potência térmica de 8300 BTU e está equipado com função de desumidificação e três velocidades. Integra ainda regulação automática da temperatura, além dos modos dormir e turbo.
3 considerações antes de comprar:
1. Os aparelhos de ar condicionado têm a sua potência avaliada em BTU / h (unidade térmica britânica) e quanto maior for esta métrica, mais eficaz a baixar ou subir a temperatura do espaço onde está a funcionar será o produto por hora.
2. Portáteis, mas volumosos. Podemos transportar a unidade para qualquer lugar da casa, mas são volumosos e só devem ser postos a funcionar junto de uma janela ou de um ponto onde seja possível instalar o tubo que expele o ar quente.
3. A instalação. Feita pelo próprio utilizador, é essencial colocar o tubo para expelir o ar numa janela ou ponto de contacto com o exterior, bem isolado. Caso contrário a eficiência do aparelho será reduzida e o consumo energético aumentará.