As trotinetes elétricas são amigas do ambiente e permitem-te percorrer maiores distâncias em menos tempo. Se procuras a trotinete ideal para ti, espreita a nossa lista de compras que inclui alguns dos melhores modelos do momento.
1. Trotinete elétrica NIU KQi 100F
- ✅ Suspensão frontal
- ✅ Ligação à aplicação Niu
- ✅ Ecrã com boa visibilidade sob luz solar
- ✅ Boa iluminação e integração de piscas
- ❌ Alguma dificuldade em subidas mais íngremes
- ❌ Podia ter melhor autonomia
A NIU KQi 100F tem uma excelente relação qualidade/preço. Por um custo inferior a 400 €, podes contar com suspensão frontal e guiador dobrável, o que permite lidar melhor com terrenos irregulares e arrumá-la mais facilmente, respetivamente.
Para maior segurança, com esta trotinete tens também uma boa iluminação e inclusão de piscas. O motor de 300 W e a autonomia de até 29 quilómetros fecham a lista de especificações. Pelo lado menos positivo, regista alguma dificuldade em subidas mais íngremes. Para mais informações, consulta a review 4gnews.
2. Trotinete elétrica Segway ZT3 Pro
- ✅ Suspensão total
- ✅ Lida com qualquer terreno
- ✅ Construção robusta
- ✅ Boa autonomia
- ❌ É pesada
- ❌ Preço elevado
A Segway ZT3 Pro beneficia de todo o know-how da marca no mercado de trotinetes elétricas e por isso é a escolha certa para quem procura um modelo que lida bem com qualquer terreno. Tudo graças ao seu potente motor de 1600 W e à integração de suspensão total.
Tem autonomia para 70 quilómetros. No entanto, um breve carregamento de 30 minutos acrescenta mais 10 quilómetros de alcance. Destaque ainda para a integração com Apple FindMy e para a construção robusta que apresenta que a habilita a lidar com qualquer aventura. O pior mesmo é carregar com os quase 30 quilos de peso que tem.
3. Trotinete elétrica Xiaomi 5 Pro
- ✅ Estrutura robusta e cheia de estilo
- ✅ Deck amplo confortável
- ✅ Guiador dobrável
- ✅ Boa absorção de impacto
- ❌ Suspensão frontal ruidosa
- ❌ Carregamento podia ser mais rápido
A Xiaomi 5 Pro chegou a Portugal no início deste ano com um motor de 400 W e uma autonomia estimada de até 60 quilómetros. A suspensão traseira e dianteira em conjunto com os pneus de 10 polegadas absorvem bem os impactos, proporcionando uma condução mais suave.
Por sua vez, o deck amplo fornece maior conforto ao utilizador e a estrutura em aço de carbono não só é bonita esteticamente como também é robusta. Demora um pouco a carregar e a suspensão frontal é ruidosa.
4. Trotinete elétrica Navee S40
- ✅ Design distinto
- ✅ Suspensão dupla
- ✅ Ecrã LED informativo
- ✅ Integração Apple Find My
- ❌ Dificuldade em subidas mais íngremes
- ❌ Autonomia varia com fatores externos (terreno, peso do condutor)
Logo no design, a Navee S40 distingue-se da concorrência. Tudo porque a sua estética e robustez é inspirada na Cybertruck da Tesla. Mas há mais motivos para optar por este modelo. Por exemplo, o sistema de suspensão dupla que absorve bem o impacto e proporciona uma condução mais suave.
O deck é amplo e com textura para evitar escorregadelas, além de um ecrã LED integrado que fornece informação útil – velocidade, estado da bateria e modo de condução. Equipada com um motor de 350 W, revela alguma dificuldade em subidas mais íngremes e a autonomia de 40 quilómetros pode descer para menos consoante o tipo de terreno e peso do condutor.
5. Trotinete elétrica Segway Ninebot E2 Pro
- ✅ Fácil de montar
- ✅Suporte para aplicação dedicada
- ✅ Integração Apple Find My
- ❌ Pesada e volumosa
- ❌ Autonomia podia ser melhor
A Segway Ninebot E2 Pro E está equipada com um motor de 350 watts e não se atrapalha com subidas – mesmo as mais íngremes. Os pneus são resistentes e fornecem uma boa aderência à estrada, com o sistema de travagem gradual a proporcionar segurança e uma viagem confortável.
Podes bloquear esta Segway á distância, graças ao suporte para aplicação dedicada, além da integração Apple Find My ser também muito útil. É volumosa e pesada e a autonomia para de até 35 quilómetros tem espaço para melhorar.
5 considerações ao escolher e usar uma trotinete elétrica
1. Faz um cálculo aproximado do percurso diário a percorrer com a trotinete. A comuta diária, a ida e a volta de casa para o trabalho e vice-versa. A partir daí, escolhe um produto cuja autonomia exceda confortavelmente esse valor.
2. Usa capacete. Para tua própria segurança usa todas as proteções, em especial na cabeça. Basta um terreno mais irregular ou um desvio repentino para as probabilidades de acidente aumentarem significativamente.
3. As inclinações (subidas e descidas) podem ser sérios obstáculos. No primeiro caso, as trotinetes com motor de maior potência (medida em watts), são melhores escolhas. Tem também atenção ao sistema de travagem (travões duplos e/ou disco).
4. Há pneus sólidos e pneus com câmara de ar. Os primeiros não “furam”, mas a vibração passa diretamente para a estrutura e provocam mais desconforto. Os segundos podem furar e obrigar a mais reparações, mas proporcionam mais conforto.
5. Recentemente, o Decreto-lei 26/2025 de 20 de março gerou alguma confusão entre os utilizadores de trotinetes elétricas. Consulta o artigo 4gnews para verificares se estás isento de seguro obrigatório.