Awe dropping: é hora de conhecer o iPhone 17 e outras novidades da Apple para este ano

O Steve Jobs Theater servirá de palco para o evento anual da Apple dedicado aos gadgets. Sob o mote “Awe Dropping”, a empresa de Cupertino vai apresentar os dispositivos em que esteve a trabalhar nos últimos meses (ou anos) e, espera-se, dar a conhecer muita inovação. O encontro está marcado para as 18h: junte-se a nós!



Como já é apanágio da Apple, o evento de setembro revela a mais recente série do iPhone, com vários modelos previstos: o iPhone 17 deverá chegar na sua forma básica, Pro e Pro Max, juntamente com o recém-criado iPhone Air, conforme apelidam os rumores. Este deverá ser o smartphone mais fino da empresa até à data.

Rumores partilhados hoje revelaram as supostas especificações de toda a linha do iPhone 17, incluindo os quatro modelos referidos acima e detalhes sobre câmaras e bateria.

Numa publicação, entretanto, apagada, via-se o iPhone 17 Pro a começar na versão de 128 GB, com um ecrã compacto de 6,3” e o novo chip A19 Pro de alto desempenho. Depois, o 17 Pro Max mostrava um ecrã de 6,9” e uma primeira versão de 256 GB.

Conforme a imagem, o iPhone 17 Pro Max deverá ser o primeiro a oferecer uma bateria de 5000 mAh.

O ultrafino iPhone Air parecia ser uma realidade, na imagem divulgada, estando equipado com uma câmara principal única de 48 MP, um ecrã com 6,6”, e uma bateria de 2800 mAh.

O modelo de base aparecia tabelado com um ecrã de 6,3”, um chip A19 da Apple, 8 GB de RAM, armazenamento a variar entre 128, 256 e 512 GB, e bateria de 3600 mAh. Além de uma câmara principal de 48 MP, era mostrada uma ultrawide, com 12 MP.

Mais do que smartphones, a Apple deverá apresentar novidades relativamente ao Watch Ultra 3 e ao Apple Watch SE, bem como mostrar a nova série 11 do Apple Watch e os AirPods Pro 3.

A par das potenciais novidades em matéria de acessórios, como novas capas e, segundo rumores, cordões para prender e usar o smartphone a tiracolo, a Apple deverá informar sobre o lançamento dos seguintes sistemas operativos: iOS 26‌, iPadOS 26, macOS Tahoe, tvOS 26, visionOS 26 e watchOS 26.

Não sendo claro, até por não terem sido objeto de muitos rumores, há outras potenciais novidades no horizonte do Steve Jobs Theater: a aguardada segunda geração do AirTag; uma Apple TV 4K; o HomePod mini 2; e a M5 Apple Vision Pro, uma versão dos Vision Pro com um chip M5 atualizado.

Assista ao evento da Apple em direto

É hora de conhecer tudo o que a Apple esteve a preparar…

A Apple começa por recordar sabedoria do fundador, Steve Jobs, ressalvando que o design não é apenas sobre como um produto se parece, mas como um produto trabalha, também.

O evento começa, pela voz de Tim Cook, que destaca a importância que a Apple dá ao design, sendo este um elemento crucial para os seus vários produtos, desde o iPhone até aos smartwatches.

Finalmente, chegaram os AirPods Pro 3

Sem esforço, os AirPods entregam uma experiência de utilizador sem precedentes. Agora, chega a nova geração dos AirPods Pro!

Indo além de áudio formidável, os AirPods Pro 3 trazem uma arquitetura acústica multi-port, que controla e envia o som diretamente para o ouvido, além de se ajustarem perfeitamente à orelha do utilizador (graças às múltiplas borrachas adaptativas).

O Cancelamento de Ruído Ativo chega 2x melhor do que o da geração anterior para uma experiência ainda mais envolvente, além de entregar uma qualidade de som ainda melhor.

A tradução em tempo real chega, agora, para conversas mais fluídas, permitindo, com um simples toque no auricular, traduzir o que for sendo dito à volta do utilizador.

Além de traduzir o que ouve, os AirPods entregam tradução, por via do iPhone, daquilo que o utilizador disser, podendo ser mostrado ao seu interlocutor.

Os AirPods aliam-se ao exercício e ao bem-estar, com o heart rate sensing e uma série de novas medições, por via dos próprios auriculares, um verdadeiro parceiro de treino.

De seis horas para oito, com Cancelamento de Ruído Ativo, a bateria foi alargada para que o utilizador não fique sem os seus auriculares quando mais precisar deles.

As pré-encomendas iniciam hoje, e os AirPods Pro 3 estarão disponíveis no dia 19 de setembro, por 249 dólares.

AirPods Pro 3 em resumo

[mais detalhes aqui]

A seguir, o Apple Watch série 11

Começando com um vídeo sobre o histórico do Apple Watch enquanto dispositivo de saúde, a Apple dá o mote para falar sobre aquele que é um dos smartwatches mais completos do mercado.

Além de 5G e o sistema operativo watchOS 26, o Apple Watch série 11 chega com ion-X glass, o mais forte do mercado e, por isso, duas vezes mais resistente do que antes.

Um novo lote de parâmetros de saúde chegam, agora, para melhor monitorização.

Uma nova funcionalidade procura monitorizar a tensão alta ou hipertensão, dando resposta a um problema que muitos utilizadores têm. O Apple Watch pode, agora, avisar, caso detete anomalias.

Chegará a 150 países, incluindo os europeus.

Outra nova funcionalidade é o Sleep Score, que analisa as métricas diárias de sono e ajuda os utilizadores a melhorarem os seus hábitos.

A série 11 do Apple Watc chega com mais de 24 horas de autonomia e novas cores e acabamentos, incluindo alumínio e titânio reciclado.

Apple Watch série 11 em resumo

[mais detalhes aqui]

Agora, o Apple Watch SE 3

Este novo modelo chega com o chip S10, que permite ainda mais funcionalidades, como always on display, bem como controlos por gestos e movimentos.

Além de Sleep Score e Sleep Apena, o novo modelo carrega duas vezes mais rápido do que o antecessor, com 15 minutos de carga a oferecer até 8h de autonomia.

Este modelo chega, também, em alumínio reciclado.

Apple Watch SE 3 em resumo

[mais detalhes aqui]

O novo Apple watch Ultra 3

O smartwatch chega com wide-angle OLED e LPTO3, com um ecrã mais brilhantes e uma área útil maior, o maior de sempre da Apple. Sem prejudicar a bateria, o always on mode chega, agora.

A conectividade via satélite chega, agora, para manter os utilizadores contactáveis com outros utilizadores e mais seguros, com funcionalidades de emergência, como partilha de localização.

Com novas cores e acabamentos, o Apple Watch Ultra 3 chega com uma bateria que assegura mais de 40 horas de autonomia.

Apple Watch Ultra 3 em resumo

[mais detalhes aqui]

Disponíveis no dia 19 de setembro, o Watch Ultra 3 começará nos 799 dólares, a série 11 nos 399 euros e o SE 3 nos 249 euros.

O novo iPhone 17

O novo modelo chega com novas cores e um ecrã de 6,3”, com ProMotion, refresh rate adaptativo até 120 Hz e 3000 nits.

O novo Ceramic Shield 2 é 3x mais resistente a riscos, com o ecrã a ser, também, mais resistente.

Com tecnologia de 3 nm, o A19 é mais rápido e eficiente, permitindo o ProMotion e o always on display. ALguns detalhes:

Este potente chip potencializa o iOS 26 que, com segurança, oferece a experiência do Visual Intelligence, permitindo live translation e questões sobre objetos que o utilizador fotografe.

Relativamente à bateria, o carregamento rápido do iPhone 17 garante 50% de autonomia em 20 minutos.

O iPhone 17 integra um sistema de câmara dual fusion: uma principal com 48 MP e uma de 2x telefoto com 12 MP; bem como uma ultra wide de 48 MP e uma 1x macro de 12 MP.

O novo smartphone oferece mais detalhe e qualidade do que os antecessores.

A novíssima Center Stage front Camera, que oferece rácios automáticos de imagens, na câmara frontal de 18 MP, chega para mais pixeis e estabilização, por forma a responder aos milhares de milhões de selfies que são tiradas com o iPhone.

iPhone 17 em resumo

[mais detalhes aqui]

Um peça do futuro: iPhone Air

O iPhone mais fino de sempre chega com um acabamento espelhado, em titânio spacecraft Grade 5, que oferece durabilidade, resistência e leveza. Em várias cores, o Ceramic Shield 2 está à frente e atrás do smartphone.

Todo o espaço disponível, num smartphone tão fino, foi utilizado para uma bateria duradoura, ainda assim.

O iPhone Air com 5,6 mm, é o modelo mais fino de sempre da Apple e incrivelmente leve, além de durável.

O ecrã de 6,5”, chega com Super Retina XDR, com ProMotion e 3000 nits de luminosidade.

O Apple Silicon, que integra este novíssimo modelo, está equipado com o novo A19 Pro, especialmente focado na Inteligência Artificial (IA):

O novo chip, N1, permite a mais recente conectividade wireless, como Wi-Fi 6:

Em termos de câmaras, o iPhone 17 chega com um novo sistema de câmaras Fusion de 48 MP, que funciona como várias câmaras avançadas em uma.

Câmaras do iPhone 17 Air em resumo

O novo smartphone entrega, finalmente, o esperado eSIM, para conectividade e mais conforto, especialmente em viagens, pois não obriga a troca de cartões SIM físicos.

O eSIM permitiu, à Apple, aproveitar ainda mais o espaço deste fino smartphone para uma bateria maior.

iPhone 17 Air em resumo

[mais detalhes aqui]

E, agora, o iPhone 17 Pro

Com mais do que um design diferente, este é o iPhone mais potente de sempre!

Para que o Pro e o Pro Max entreguem uma performance de qualidade, enquanto são confortáveis de segurar, a Apple introduz uma nova vapor chamber, um novo sistema de gestão térmica.

A versão Pro do iPhone 17 está equipada com o chip A19 Pro:

Com Ceramic Shield atrás, e não vidro, o iPhone 17 Pro é mais resistente a riscos do que a geração anterior.

Relativamente à bateria, esta é a melhor de sempre num iPhone: 39 horas de video playback.

O sistema de câmaras do iPhone 17 Pro e Pro Max é mais potente e versátil: pela primeira vez, todas as câmaras traseiras são de 48 MP, para mais detalhe e qualidade, bem como :

A filmar o evento com o iPhone 17 Pro, a Apple deu a conhecer várias das suas funcionalidades profissionais:

iPhone 17 Pro em resumo

[mais detalhes aqui]

Todos os modelos, disponíveis a partir de 19 de setembro, começam em 256 GB, com o iPhone 17 a começar nos 799 dólares, o Air a começar nos 999 dólares, e o iPhone 17 Pro e 17 Pro Max a começar nos 1099 dólares e 1199 dólares, respetivamente.

Pela primeira vez, o iPhone 17 Pro Max será disponibilizado com 2 TB.

As pré-encomendas para todos os modelos do iPhone 17 arrancam esta sexta-feira.