A Black Friday é hoje um dos eventos comerciais mais esperados do ano. Original dos Estados Unidos, este dia de promoções alargadas ganhou dimensão global, conquistando consumidores em países como Portugal, Brasil, Reino Unido, França, entre muitos outros.
Black Friday este ano será a 28 de novembro
O termo Black Friday surgiu na cidade de Filadélfia, nos anos 1960, utilizado inicialmente pela polícia para descrever o trânsito intenso e o caos nas ruas no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), que ocorre sempre na quarta quinta-feira de novembro. Mais tarde, a expressão ganhou um novo significado no setor comercial: representa o momento em que os comerciantes passam das perdas (valores “a vermelho”) para os lucros (valores “a preto”), devido ao elevado volume de vendas.
Em 2025, a Black Friday será no dia 28 de novembro. No entanto, muitos comerciantes optam por alargar os descontos durante toda a semana — a chamada “Black Week” — ou mesmo ao longo do mês inteiro (“Black Month”).\
Em Portugal, a adesão tem sido crescente, com grandes superfícies, cadeias de retalho, marcas de tecnologia e até pequenos negócios locais a oferecerem descontos atrativos.
A Apple participa na Black Friday, mas de forma diferente da maioria das marcas. Em vez de grandes descontos diretos nos preços dos seus produtos mais recentes, a Apple costuma oferecer cartões oferta (gift cards) na compra de certos dispositivos — especialmente no seu site oficial ou em lojas autorizadas. Mas a Worten, por exemplo, faz um autêntico Apple Black Friday e também um Black Friday nos Telemóveis.
A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para compras planeadas e conscientes. É importante comparar preços, verificar a credibilidade das lojas e evitar compras por impulso.