Bruno Lage: “Em 2004 vencia escolas sub-11 e Mourinho conquistava a Champions”

Depois da vitória frente ao Fenerbahçe (1-0) que garantiu ao Benfica a presença na fase de liga da Liga dos Campeões, Bruno Lage não se limitou a analisar a partida. O treinador encarnado fez questão de recordar o seu percurso e a diferença de trajetórias face ao adversário que enfrentou no Estádio da Luz.

“Em 2004 eu estava aqui e venci o campeonato de escolas, sub-11, o ‘mister’ Mourinho andava a vencer Taças UEFA e Ligas dos Campeões. A única coisa que consegui fazer na minha carreira em 20 anos, aquilo de que posso estar feliz, é de ter chegado a um patamar em que posso jogar contra ele”, afirmou o técnico.

Ainda assim, Bruno Lage fez questão de destacar o trabalho dos seus jogadores no triunfo europeu: “Os jogadores perceberam que são eles que mandam no jogo. Todo o crédito é deles, a começar pelo António Silva, que fez mais uma grande exibição na Liga dos Campeões, porque seguiram à risca o plano durante os 90 minutos.”

O treinador encarnado valorizou ainda o apoio do público: “Os nossos adeptos merecem viver noites europeias e o Benfica tem de estar na Liga dos Campeões também por isso. Independentemente da exibição, o mais importante era o resultado. Tínhamos três objetivos este mês: vencer a Supertaça, garantir a fase de grupos e preparar o próximo jogo com o Alverca.”

Questionado sobre a falta de pré-época, Lage afastou qualquer desculpa: “Isso já não existe. A ciência do futebol e o treino evoluíram muito e um dos responsáveis foi precisamente o ‘mister’ Mourinho, de quem aprendemos a preparar a equipa logo para o arranque do campeonato.”