Uma empresa britânica apresenta uma nova tecnologia que acabará com o grande entrave dos carros elétricos. Com ela, será possível carregar totalmente a bateria em meros segundos.

O Grupo RML, sediado no Reino Unido, desenvolveu uma nova tecnologia de bateria que irá revolucionar o mercado dos carros elétricos. Ela chama-se VarEVolt e o seu grande trunfo é o seu reduzido tempo de carregamento.
Baterias VarEVolt podem carregar totalmente em apenas 18 segundos
Sim, lês-te bem. Esta nova tecnologia de baterias promete tempos de carregamento de apenas 18 segundos. Isto é a resposta para o grande entrave que os veículos elétricos apresentam: os seus longos tempos de espera para carregar totalmente.
É importante notar que as baterias VarEVolt não são um mero conceito. Estas já receberam o certificado de conformidade da entidade United Nations Economic Commission for Europe (UNECE), conforme avança a publicação Interesting Engineering.

Isto significa que as baterias VarEVolt estão prontas para entrar em fase de produção sem série. Por outras palavras, já não faltará muito para vermos os primeiros carros com este tipo de baterias nas estradas.
O que permite estas baterias alcançar tal velocidade de carregamento é a sua combinação de densidade energética e carregamento ultrarrápido. Mas tal como elas podem carregar rapidamente, o seu ritmo de descarga também é bastante superior às outras.
Ainda assim, estas baterias contam com uma certa modularidade, o que significa que as empresas podem adaptá-las às suas necessidades. Em rigor, elas podem escolher se querem desempenho acima da média ou uma autonomia mais longa.
Hipercarros são, para já, o alvo das baterias VarEVolt
As primeiras aplicações das baterias VarEVolt estão já em desenvolvimento. O primeiro conjunto está já instalado em exemplares do Czinger 21C, um hipercarro híbrido.
Este nicho é o preferido deste tipo de baterias pelo facto de apresentar uma densidade energética acima da média. Graças à sua capacidade de entregar 6 kW de potência por quilograma, ela consegue gerar potência extrema quando necessário.
Será também possível instalar em carros já produzidos
Outro dado interessante deste tipo de baterias é que elas podem ser instaladas em hipercarros mais antigos, como o LaFerrari ou o McLaren P1. Isto é possível graças a um kit dedicado que possibilita essa atualização.
Ou seja, as novas baterias VarEVolt são apetecíveis não apenas para os próximos hipercarros, como para alguns que já circulam nas estradas. Trata-se de uma tecnologia que abre um novo leque de possibilidades para o futuro dos carros elétricos.