Concorrência desleal na App Store? Elon Musk quer respostas da Apple

O fundador da xAI diz que a Apple está a dar vantagem injusta ao ChatGPT, mas ainda não apresentou provas para sustentar a acusação

Elon Musk contra Apple por causa de OpenAI

A acusação pública

Elon Musk voltou a atacar a Apple, desta vez acusando a empresa de violar leis de concorrência ao favorecer a OpenAI nos rankings da App Store.

Numa publicação na rede X, Musk afirmou que se tornou “impossível” para outras empresas de IA atingir o primeiro lugar e que a xAI “vai tomar medidas legais imediatas”.

Falta de provas e reações

Musk não apresentou evidências que sustentem a acusação. Num post anterior, fixado no topo do seu perfil, questionou a Apple por não incluir a aplicação X nem o Grok na secção “Must Have” da App Store, apesar de alegar que o X é “a app de notícias nº1 do mundo” e que o Grok está em quinto lugar no ranking geral.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu no X classificando a acusação como “extraordinária” e recordando alegações de que Musk manipularia a plataforma X para beneficiar os seus negócios e prejudicar concorrentes.

O contexto: Grok 4 e a rivalidade com o ChatGPT

O confronto surge semanas depois de a xAI lançar o Grok 4, um modelo de linguagem que promete superar os principais rivais.

A empresa também apresentou o Grok Imagine (gerador de imagem e vídeo) e chatbots personalizados.

Segundo dados da App Figures, a app Grok subiu da 60.ª para a 29.ª posição na App Store, chegando depois ao 5.º lugar no ranking geral e ao 2.º na categoria Produtividade, após Musk tornar o Grok 4 gratuito a nível mundial.

Mesmo assim, não conseguiu ultrapassar o ChatGPT, que domina o topo das tabelas há cerca de um ano, impulsionado pela integração com o Apple Intelligence, que inclui suporte com a Siri.

Apple is behaving in a manner that makes it impossible for any AI company besides OpenAI to reach #1 in the App Store, which is an unequivocal antitrust violation. xAI will take immediate legal action.

— Elon Musk (@elonmusk) 12 de agosto de 2025

O papel da Apple na parceria com a OpenAI

Para além de destacar o ChatGPT em conteúdos editoriais, a Apple anunciou que o iOS 26, iPadOS 26 e macOS Tahoe 26, previstos para setembro, vão integrar o modelo GPT-5 da OpenAI para processar pedidos baseados na nuvem.

Embora Musk não o tenha mencionado, esta colaboração oficial poderá ser vista como um fator determinante no sucesso contínuo do ChatGPT dentro do ecossistema Apple.

Possível processo judicial

Musk já processou a OpenAI para travar a transição da empresa para um modelo com fins lucrativos. Este caso está ainda a ser disputado em tribunal.

Resta saber se desta vez avançará mesmo contra a Apple porque historicamente Musk nem sempre leva adiante as ameaças legais. Até haver mais detalhes ou documentos concretos, a acusação de “violação inequívoca de antitrust” permanece uma declaração sem provas, mas que reacende o debate sobre neutralidade nas lojas de apps e o papel das big tech na promoção de determinados produtos.

Sugestão do dia:

iPhone 16
iPhone 165G, 256 GB, Chip A18, Compatível com AirPods

954,52 €Amazon

1.107,00 €-14%

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News