Coopérnico em parceria com cidadãos para instalar sistemas fotovoltaicos em edifícios municipais.

A Coopérnico – está a concorrer lado a lado com empresas privadas num concurso público de grande dimensão, lançado pelo Município de Braga, para instalar sistemas fotovoltaicos em edifícios municipais.

A Coopérnico lançou o maior investimento da sua história, até 900 mil euros, totalmente financiado pelos seus membros, para concorrer à instalação de sistemas fotovoltaicos em edifícios municipais de Braga.

Pela primeira vez, cidadãos organizados através de uma cooperativa juntam-se a empresas privadas num concurso público de grande dimensão.

O projeto mobiliza o maior investimento de sempre da Coopérnico – até 900 mil euros – totalmente financiado pelos cooperantes, através de suprimentos a partir de 250 euros.

Isto é, o montante global previsto de até 900 mil euros, é financiado através de suprimentos dos cooperantes, a partir de 250 euros, com uma taxa de juro bruta de 2,75% ao ano.

“A adesão já é histórica: centenas de cidadãos juntaram poupanças individuais para apoiar a produção descentralizada de energia limpa em benefício da população”, salienta a empresa.

Para João Crispim, presidente da cooperativa, este passo “reflete a missão de colocar os cidadãos no centro da transição energética, gerando não só retorno financeiro, mas também benefícios sociais, comunitários e ambientais concretos.”