EDP Brasil anuncia investimento de 62 milhões de euros para reforçar transmissão em Goiás

A EDP Brasil anunciou esta quarta-feira um investimento de 400 milhões de reais (62 milhões de euros ao câmbio atual) para reforçar a rede de transmissão de energia no Goiás e capacitar o estado brasileiro a acolher ‘data centers’.

O objetivo é “preparar a rede elétrica para possíveis ‘data centers'”, disse à Lusa fonte da EDP Brasil.

O investimento será alocado entre 2025 e 2027 na ampliação e modernização da infraestrutura de transmissão do estado através da “instalação de teleproteção, alteamento de linhas, substituição de equipamentos e ampliação de capacidade em subestações estratégicas”, indicou a empresa em comunicado.

“Entre os destaques está a instalação de cabos de fibra ótica em nove linhas de transmissão da EDP em Goiás, o equivalente a 473 km de cobertura”, lê-se na mesma nota.

A EDP Brasil atua em transmissão neste estado brasileiro desde 2022, altura em que arrecadou um leilão de 2,1 mil milhões de reais (330 milhões de euros), num portfólio que inclui 756 quilómetros de linhas de transmissão e 14 subestações.

Para além da transmissão, a EDP Brasil é distribuidora para cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo.

Em meados de julho, a EDP, através da EDP Brasil, renovou o contrato da concessão de distribuição de energia no estado do Espírito Santo por mais 30 anos.