EUA: tarifas também já servem para impor política de Israel em Gaza

O Canadá ainda não conseguiu fechar as negociações para um acordo comercial com os EUA: o seu recente posicionamento face a Israel está a bloquear o entendimento.

epa12273726 US President Donald J. Trump, with HHS Secretary Robert F. Kennedy Jr., delivers remarks during a Making Health Technology Great Again event in the East Room of the White House in Washington, DC, USA, 30 July 2025. The White House and the Centers for Medicare and Medicaid Services have received commitments from 60 healthcare technology companies to collaborate on a new health technology advancement initiative. EPA/SHAWN THEW

3 Agosto 2025, 14h00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quarta-feira que nada sabia sobre a intenção de vários países, nomeadamente Portugal, reconhecerem o Estado palestiniano, mas uma noite chegou para se inteirar do assunto e desde o dia seguinte que as negociações sobre tarifas com o Canadá ficaram bloqueadas. A um dia do prazo final para o acordo (1 de agosto), Trump disse que seria “muito difícil” chegar a um entendimento com o Canadá depois de o vizinho do Norte ter prestado público e repetido apoio à criação de um Estado palestiniano. Nesse contexto, são tarifa de 35% sobre todos os produtos canadianos não cobertos pelo acordo comercial EUA-México-Canadá (o antigo NAFTA) que estão em cima da mesa.

Conteúdo reservado a assinantes. Veja a versão completa aqui. Edição do Jornal Económico de 1 de agosto.