
O Festival da Montanha, o maior evento de montanha em Portugal, está de volta para a sua 3.ª edição, prometendo uma experiência única no coração da Serra da Estrela, no Parque da Várzea, em Manteigas. O evento terá lugar entre os dias 19 e 21 de setembro de 2025, com uma programação ainda mais rica e diversificada, celebrando a natureza, a grandeza das montanhas e a cultura vibrante destes territórios.
Com mais de 60 atividades para todas as idades, o festival convida os amantes da natureza e entusiastas das atividades ao ar livre a explorarem e vivenciarem a montanha, numa imersão completa com foco no bem-estar, na partilha e na sustentabilidade.
Criado com o objetivo de destacar a importância das montanhas e promover a sua preservação, o Festival da Montanha combina desporto, lazer, bem-estar e cultura, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de se conectarem com a natureza. Desde a sua criação, o festival tem sido uma plataforma para promover o turismo sustentável, com um impacto positivo na economia local através da valorização dos produtos e cultura regionais.
Organizado pela GLOW Creative Intelligence e pelo Município de Manteigas, em parceria com a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO, o festival assume-se como um evento colaborativo, onde associações locais, empresas de animação turística, artistas e comunidade contribuem ativamente para a autenticidade da experiência.
A terceira edição do Festival da Montanha traz várias novidades e volta a reforçar atividades que têm marcado o sucesso dos anos anteriores. A programação mantém-se estruturada em três pilares principais: Aventura e Desporto na Natureza, Bem-Estar e Conexão com a Natureza e Cultura e Entretenimento.
Para os amantes da adrenalina e do contacto direto com a paisagem, o festival oferece uma ampla seleção de atividades ao ar livre. Com opções acessíveis a diferentes níveis de experiência, idades e condições físicas, estas práticas não competitivas são a oportunidade perfeita para desfrutar, por terra, ar e água, das magníficas paisagens da Serra da Estrela. O portefólio inclui caminhadas, trail running, BTT e eBike, cicloturismo, escalada, kayak, SUP, parapente e outros desportos de montanha.
Entre as grandes novidades deste ano destaca-se a Expedição na Montanha, uma caminhada de dois dias que leva os participantes a percorrer trilhos menos explorados, proporcionando uma verdadeira experiência de superação, partilha e ligação intensa ao território.
O festival mantém uma forte aposta nas experiências que promovem saúde e equilíbrio, oferecendo uma abordagem holística que alia tranquilidade, introspeção e contacto profundo com o meio natural. Sessões de yoga, pranayama, meditação, mantras, danças conscientes com a natureza e massagens fazem parte da programação. Em 2025, a grande novidade são os passeios mindfulness, caminhadas guiadas que despertam a atenção plena através da observação, do silêncio e do contacto direto com a montanha. Uma proposta pensada para abrandar o ritmo e cultivar uma ligação mais consciente ao território e aos elementos da natureza.
A programação cultural celebra a música, o cinema e a partilha, com propostas que transformam a montanha num palco inspirador. Os concertos ao pôr do sol prometem momentos únicos de celebração ao ar livre, com a Serra da Estrela como cenário. O Palco Montanha receberá os concertos de Ruy Marchi, Clementine e Anne Boijmans, enquanto a segunda noite será animada por DJ Ruben Sousa, em formato Silent Disco, garantindo festa sem perturbar a natureza envolvente.
A grande novidade desta edição será um concerto de olhos vendados, uma experiência sonora imersiva que convida o público a desligar-se da visão para viver a música e os sons da montanha de forma mais intensa e profunda. No cinema, o festival junta-se à produtora independente The Tuesday Studio (Países Baixos), especializada em filmes para fãs do ar livre, para apresentar uma seleção de obras em sessões ao ar livre, que combinam cinema, natureza e reflexão sob o céu estrelado da Serra da Estrela.
O programa inclui ainda momentos de debate e aprendizagem nas Conversas da Montanha, dedicadas à conservação da natureza e ao ativismo ambiental.
A descoberta prolonga-se nas sessões de observação astronómica e nos passeios de birdwatching, revelando outros segredos da montanha.
No Campo Base, ponto de encontro de todas as experiências, situado no Parque da Várzea, em Manteigas, os visitantes poderão ainda encontrar o Mercado de Montanha, área de venda de produtos e artesanato local, Feira Outdoor, espaço de exposição reúne empresas de animação turística e comércio de equipamentos desportivos de montanha, Funzone, espaço dedicado aos mais pequenos, que inclui insufláveis, air bungee e uma parede de escalada e Área de restauração: espaço de street food. A entrada no campo base é gratuita.