De acordo com os dados divulgados este domingo, 14 de setembro, apresentaram-se a concurso 16.594 candidatos, ficando por ocupar 9.313 vagas. Engenharia e Técnicas Afins regista o maior número de lugares por preencher: 2030. No JE pode consultar todos os dados da 2.ª fase do CNAES 2025.
A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior público colocou 8.824 estudantes, o que significa um acréscimo de 10% face aos 795 do ano passado. De acordo com os dados divulgados este domingo, 14 de setembro, apresentaram-se a concurso 16.594 candidatos, ficando por ocupar 9.313 vagas.
Engenharia e Técnicas Afins foi a área que mais vagas deixou por preencher: 2030. Seguem-se Ciências Empresariais com 1567 e Serviços Pessoais com 1078. Até Direito, área tradicionalmente muito procurada no Ensino Superior público tem ainda 13 vagas. Ciências da Vida, uma área igualmente muito solicitada, deixou por preencher 568 lugares. Ciências Veterinárias com 85 vagas, Matemática e Estatística com 94 e Informação e Jornalismo, que habitualmente também esgota, com 75 lugares disponíveis também estão abaixo do desempenho de anos anteriores.
Pode consultar aqui todos os dados da 2.ª fase do CNAES 2025 FASE_2_2025
Na 1.ª fase do concurso foram colocados 43.899 estudantes, dos quais 39.498 (90%) efetuaram a matrícula e inscrição.
Os dados referem que nesta segunda fase, o número de vagas lançadas foi de 15.903, às quais acresceram 2.167 vagas libertadas por candidatos colocados e matriculados na primeira fase que foram agora colocados nesta segunda fase, mais 67 vagas adicionais.
O período para os estudantes efetuarem a matrícula e inscrição na instituição onde foram colocados inicia-se esta segunda-feira, 15, e termina a 17.
Para encerrar o concurso deste ano, só falta uma fase, cabendo a cada universidade e politécnico decidir, para cada um dos seus cursos, sobre a abertura de uma terceira fase do concurso. Explica o documento enviado às redações pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação que quando uma instituição de ensino superior decide abrir terceira fase do concurso, fixa ainda o número de vagas, em valor igual ou inferior às vagas sobrantes da segunda fase acrescidas das vagas não ocupadas pelos estudantes colocados nesta fase que não realizaram a matrícula e inscrição.
As vagas colocadas a concurso na terceira fase são divulgadas no dia 22 de setembro no sítio da Internet da Direção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.gov.pt
A candidatura à terceira fase do concurso é apresentada entre 23 a 25 de setembro através do sistema online, no site da DGES.
Vagas, candidatos em 1ª opção e colocados na 2. ª fase do Concurso Nacional de Acesso por instituição
A reintrodução dos exames no Ensino Secundário pode estar na base da queda abrupta do número de estudantes no Ensino Superior este ano. Os dados mostram excesso de oferta e desadequação à procura.