Finalmente! O Google TV prepara-se para a maior mudança em anos

A interface do Google TV pouco ou nada mudou desde o seu lançamento em 2020. Mas uma nova aparência parece estar a começar a chegar aos utilizadores.

Google TV
Imagem ilustrativa

O Google TV pode não estar a passar pelo auge da sua existência, mas continua a ser o sistema operativo de muitas televisões inteligentes no mundo. E uma das queixas que os seus utilizadores costumam fazer são as poucas ou nenhumas mudanças no seu design.

Felizmente, parece que a Google mexeu finalmente com a aparência do seu sistema operativo para televisões. Tal como reporta a 9to5 Google, uma ligeira mudança de visual para o ecrã inicial do Google TV já chegou a alguns utilizadores.

O que muda no novo ecrã principal do Google TV

Em primeiro lugar, importa dizer que a fonte notou estas mudanças na versão 1.0.806977084 do Google TV. A mudança estética aparente ter sido feita do lado do servidor, pois surgiu sem aviso.

Google TV

Aquilo que realmente muda no novo design do Google TV pode ser visto no topo do ecrã. Em rigor, surgem agora duas áreas com um formato de comprimido que servirá para a navegação dos utilizadores.

No primeiro (da esquerda para a direita) encontramos o ícone da pesquisa e as opções Home, Em direto e Apps. A própria Google lançou um alerta para estas mudanças, explicando aos utilizadores que o anterior separador “Para ti” foi substituído por Home.

Na segunda caixa encontramos apenas duas opções. A primeira é o botão para aceder às Definições do Google TV e o segundo para o protetor de ecrã.

Google TV

Importa ainda falar na mudança do ícone de perfil, no canto superior esquerdo do ecrã. Ao carregar nele é agora mostrado um menu descendente com a fotografia associada ao teu perfil e até uma opção para mudar de perfil.

Mais abaixo encontramos quatro opções: lista de visualização, biblioteca, serviços e preferências. Estes menus, que costumavam estar “enterrados” nas definições, estão agora mais visíveis, simplificando o acesso aos mesmos.

Em suma, a Google não preparou uma mudança radical para este sistema operativo. Ela optou por uma ligeira remodelação que vem dar uma lufada de ar fresco ao seu software que pouco ou nada mudou nos últimos cinco anos.

É importante salientar que a norte-americana ainda não anunciou oficialmente estas mudanças. Portanto, isto pode ser uma fase inicial de testes com um grupo limitado de utilizadores para testar a reação dos mesmos às novidades.

Xiaomi TV Box S (3nd Gen), 4K Ultra HD

55,50 €Amazon ES

76,23 €-27%