Finsolutia alcança neutralidade carbónica em 2024 e reporta ativos sob gestão no valor de 4,8 mil milhões

“A empresa alcançou a neutralidade carbónica em emissões diretas e indiretas com 98,11% da eletricidade consumida proveniente de fontes renováveis” refere a empresa liderada por Nuno Espírito Santo.

A Finsolutia, que nasceu como empresa que presta serviços de gestão de carteiras de créditos e de imobiliário (servicer), mas está a redefinir a estratégia de posicionamento e assume-se hoje como “empresa tecnológica especializada em soluções para crédito habitação e ativos imobiliários,” publicou recentemente o seu Relatório ESG 2024, no qual revela progressos nas áreas ambiental, social e de governance.

“A empresa alcançou a neutralidade carbónica em emissões diretas e indiretas com 98,11% da eletricidade consumida proveniente de fontes renováveis” refere a empresa liderada por Nuno Espírito Santo.

Atualmente, regista ativos sob gestão no valor de 4,8 mil milhões de euros revela a Finsolutia.

“Com operações em Portugal e Espanha e um enfoque cada vez mais internacional, a Finsolutia destaca-se pela aposta numa governação ética, inovação tecnológica responsável e compromisso com práticas sustentáveis, inclusivas e mensuráveis”, sublinha a empresa.

Entre os principais marcos do relatório, salientam-se adoção de energia elétrica 100% renovável nos escritórios de Lisboa e Madrid, culminando na neutralidade carbónica certificada para os Escopos 1 e 2; a gestão de mais de 189 kg de resíduos eletrónicos com rastreabilidade completa, em parceria com Reisswolf e Revertia, contribuindo para a economia circular; e a participação de 100% dos colaboradores em programas de formação e desenvolvimento, com uma média de 38 horas por pessoa.

O relatório destaca ainda a evolução positiva na representatividade de género. A Finsolutia conta com mais de 410 profissionais de 10 nacionalidades distintas, com uma distribuição de género de 51% mulheres e 49% homens, e uma representação feminina em cargos de liderança superior a 40% — números que reforçam o seu compromisso com a diversidade e inclusão.

“No domínio da tecnologia, a empresa lançou um roadmap estratégico de Inteligência Artificial Generativa, orientado por princípios de ética digital, cibersegurança e conformidade regulatória”, diz a Finsolutia que refere que “esta abordagem visa assegurar que a inovação tecnológica está alinhada com os pilares ESG, promovendo uma transformação digital responsável e sustentável”.

“A empresa reforçou o seu modelo de governação com a obtenção das seguintes certificações: ISO 27001, 27701, 22301 e 19601. Estas abrangem a segurança da informação, a gestão de risco criminal, a continuidade do negócio e a proteção de dados”, destaca em comunicado.

“Na Finsolutia acreditamos que a criação de valor sustentável depende da integração plena de critérios ambientais, sociais e de governance em todas as nossas operações. O Relatório anual ESG reflete o nosso compromisso em agir com responsabilidade, promover a transparência e gerar impacto positivo junto dos nossos clientes, colaboradores e comunidades. Os resultados obtidos demonstram que é possível alinhar a performance financeira com objetivos de sustentabilidade de longo prazo, mitigando riscos e criando valor tangível. Continuaremos a elevar os padrões de sustentabilidade do setor, contribuindo para um futuro mais resiliente e inclusivo”, afirma Bernardo Cabral, Managing Director em Internal Audit & Compliance da Finsolutia.

Com o cumprimento destas metas e a implementação de novas iniciativas, a Finsolutia reafirma o seu posicionamento como uma” tech-enabled business ibérica de referência, com ambições sustentáveis de longo prazo e um foco contínuo na criação de valor para os seus stakeholders e para a sociedade”.

À frente desta empresa ibérica (são maiores em Espanha do que em Portugal) que trabalha com os maiores bancos e consultoras, e que já tem uma equipa de 410 pessoas em Portugal e Espanha (com a equipa na área tecnológica a chegar às 100 pessoas) está Nuno Espírito Santo, Founder e CEO da Finsolutia.