
Muitas das propriedades reais já foram associadas a fantasmas e assombrações. Tal não é propriamente surpreendente tendo em conta o passado histórico, que remonta a séculos, de algumas delas. Numa das propriedades, inclusive, chegou a ser feito um exorcismo.
Robert Hardman, conhecido biógrafo real, falou sobre o assunto num podcast do jornal britânico Daily Mail – ‘Queens, Kings, and Dastardly Things’.
Este explica que a situação foi descrita pelo biógrafo real Kenneth Rose, que escreveu no seu diário sobre o incidente que aconteceu no quarto onde o rei George VI morreu, em Sandringham.
Conta Hardman que os empregados apanhavam muitos sustos neste mesmo quarto. Perante as suas queixas sucessivas, a Rainha Mãe decidiu chamar uma pessoa (membro do clero) para ‘limpar’ o espaço, momento em que pediu que a filha, a rainha Isabel II, estivesse presente.
“Não foi um exorcismo convencional”, disse Robert no podcast.
“Não houve uma expulsão dramática de demónios, como se vê nos filmes. Foi dito que o quarto continha um espírito atribulado e que o padre era suposto abençoar o espaço”, completa.
Chegou-se a especular sobre a quem pertenceria o espírito em questão. No seu diário, Kenneth colocou a hipótese de pertencer à princesa Diana, que morrera poucos anos antes.
Casas assombradas da realeza? Não faltam
Sandringham não foi a única propriedade da realeza onde atividades paranormais se registaram. Na verdade, segundo o historiador especialista em assuntos paranormais Richard Felix, não faltam episódios do género nas residências oficiais.
Num documentário da Amazon Prime – ‘The King of UFO’ – este referiu que os membros da realeza têm consciência que convivem com fantasmas.
“Todas as propriedades têm fantasmas. Eles sabem disso, são testemunhas”, referiu.
A Anmer Hall, casa em que o príncipe William e a princesa Kate vivem com os três filhos, é dada como exemplo.
“Quando o príncipe e a princesa de Gales se mudaram para Anmer Hall havia um fantasma de um padre católico lá. Ele viveu lá e foi enforcado, arrastado e esquartejado por alta traição. Embora tenha sido executado em York, por alguma razão voltou”, disse ainda.
“Eles realmente ouviram a voz dele e viram o fantasma do que dizem ser um padre a vaguear pela Anmer Hall”, completa.
Quando confrontado com o assunto, segundo Richard, o príncipe William deverá ter-se rido e mesmo feito uma piada. “Presumo que o príncipe William tenha dito: ‘Nenhum salão antigo estaria completo sem um fantasma, não é?”.
Leia Também: Príncipe William “enerva” tia, a princesa Ana. Perceba porquê