Francesco Farioli: “As decisões de arbitragem afetaram a forma como geri a equipa”

O FC Porto somou a terceira vitória consecutiva na I Liga ao golear no Estádio do Dragão o Casa Pia por 4-0. Borja Saiz (2), William Gomes e Alberto Costa fizeram os golos da equipa azul e branca que segue no topo da classificação, a par de Sporting e Moreirense.

No final da partida, Francesco Farioli não escondeu a sua insatisfação com a arbitragem. “Evito falar de árbitros, mas hoje as decisões afetaram a forma como geri a equipa. Em seis ou sete semanas, já teremos alguém suspenso e honestamente acho que não o merecemos”, afirmou o treinador italiano.

Ainda assim, o técnico enalteceu sobretudo a exibição portista na primeira metade. “Foi realmente boa, com ritmo, boas dinâmicas e agressividade certa. Sem bola, fizemos um excelente jogo e recuperámos muito alto.”

Sobre as substituições, explicou que foram feitas a pensar na disciplina. “Num jogo em que estamos a ganhar 3-0 com três amarelos é uma situação particular. Fiz as mudanças a pensar em acabar o jogo com 11 jogadores”, justificou.

Farioli destacou também a liderança de Luuk de Jong. “Fez uma ‘masterclass’ em muitos aspetos. Um jogador com sete ou oito títulos sprintar de área a área é um exemplo enorme para os mais novos.” O treinador sublinhou ainda o impacto de William Gomes: “Em todos os jogos desde a pré-época teve impacto. Quando pressiona, leva-nos a outro nível.”

O italiano concluiu valorizando o esforço coletivo num modelo exigente: “A forma como jogamos é fisicamente e mentalmente desgastante. Estou muito grato aos jogadores pelo que fazem.”