A Google continua a sua aposta forte no campo da inteligência artificial (IA), disponibilizando agora o seu modelo mais avançado. Este lançamento representa um novo marco na capacidade de raciocínio dos seus sistemas de IA.
Google torna o Deep Think público
A Google expandiu o acesso ao Deep Think, o seu mais sofisticado modelo de raciocínio até à data, integrado no Gemini 2.5. A novidade foi inicialmente revelada durante a conferência Google I/O e, após um período de testes com um grupo restrito de utilizadores de confiança, chega agora a um público mais vasto.
A versão do Deep Think agora disponível ao público é uma derivação do modelo que, recentemente, alcançou um desempenho equivalente a uma medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática.
A Google informa que, segundo testes internos, a variante pública atingiria um nível de medalha de bronze na mesma competição, destacando-se por ser mais rápida e otimizada para a utilização quotidiana. A versão “medalha de ouro” continuará em desenvolvimento, sendo partilhada com um grupo selecionado de matemáticos e académicos para fins de investigação.
Segredo do “sucesso”: pensamento paralelo
O funcionamento do Deep Think baseia-se naquilo que a Google designa como técnicas de pensamento paralelo. Esta abordagem permite ao Gemini gerar múltiplas linhas de raciocínio em simultâneo, explorando e avaliando diversas soluções ao mesmo tempo.
Adicionalmente, o Deep Think é um modelo multimodal, o que significa que tem a capacidade de processar diferentes tipos de dados, como texto, imagens e som, de forma integrada.
Para aferir o seu desempenho, o Deep Think foi submetido a uma série de benchmarks de referência no setor da IA, como o Humanity’s Last Exam e o LiveCodeBench. De acordo com a própria Google, o novo modelo superou os resultados de concorrentes de peso, como o o3 da OpenAI e o Grok 4 da xAI, bem como a sua versão anterior, o Gemini 2.5 Pro.
De momento, o acesso está reservado aos subscritores do plano mais avançado de IA da Google, o AI Ultra, cujo valor ascende a 250 dólares mensais.
Leia também: