O Google Wallet acaba de receber uma novidade que vai certamente facilitar a vida de muitos utilizadores na hora de pagar.

O Google Wallet é uma das mais populares aplicações de finanças e carteiras digitais que existem no mercado. A app oferece uma enorme variedade de funcionalidades que a tornam bastante útil no dia a dia e que supera por exemplo a Samsung Wallet, que chegou recentemente a Portugal.
Assim, um dos exemplos do que é possível armazenam são documentos; sejam eles passaportes, cartões de cidadão, carta de condução, cartões de fidelização e até chaves de hotel. Um manancial de opções verdadeiramente incrível.
Porém, há uma funcionalidade recente que muitos utilizadores não estão a par e que super conveniente. Com recurso à localização do teu smartphone, o Google Wallet começou a enviar notificações de cartões ou passes que façam sentido tendo em conta o local onde estás. Ou seja: imagina que vais às compras a um determinado supermercado; a aplicação agora mostra de forma automática o cartão de fidelização correspondente, evitando assim que tenhas de abrir manualmente a tua carteira digital.
Para colocares esta funcionalidade em ação, tens de ativar as notificações para cada cartão ou passe individualmente, caso não estejam ativadas por defeito. Para o fazer só tens de ir até aos três pontinhos no canto superior direito. Outro ponto importante é que a aplicação tem de ter permissão para aceder à localização do dispositivo. Caso não esteja já, vai até Definições > Aplicações > Google Wallet > Permissões.
Google Wallet permite adicionar passes que não são oficialmente suportados
Além disso, a aplicação permite que adiciones certos passes que oficialmente não são suportados (como os do ginásio). Dá um pouco mais trabalho, mas nada de dramático. Ao invés de ser feito através de uma fotografia do cartão físico, terás de o fazer manualmente.
Basta clicares no botão “+” na aplicação, escolher a opção “Tudo o resto” e seguir as instruções para tirar uma foto do cartão. A aplicação pode gerar códigos QR relacionados, quando aplicável, para facilitar a utilização do passe digitalizado.