
O Governo vai lançar um novo apoio para a compra de veículos totalmente elétricos mediante a entrega de um veículo com motor a combustão com pelo menos 10 anos, anunciou esta quinta-feira, na festa do Pontal, o primeiro-ministro.
Luís Montenegro não detalhou na sua intervenção qual será a dotação para esse apoio nem o prazo em que será lançado, indicando apenas que o valor do apoio será de quatro mil euros.
O desenho do apoio será, em princípio, idêntico ao incentivo que foi lançado este ano e que se esgotou em apenas três dias. Ou seja, mais do que um novo apoio, tratar-se-á de uma segunda fase no programa de apoios com verbas extra.
Na ocasião, a ministra do Ambiente admitiu que o Governo poderia vir a reforçar as verbas para este apoio com recurso a outros fundos que não esgotaram a sua dotação. Sem se comprometer com valores, Maria Graça de Carvalho admitiu que gostaria de duplicar a dotação inicial.
O incentivo para este ano contou com uma dotação de 13,5 milhões de euros para os particulares, em vez dos 10 milhões previstos, uma vez que em 2024 as candidaturas a este apoio apenas abriram em outubro e com a novidade de ser necessário entregar uma viatura para abate, o que fez com que não fosse utilizada toda a verba disponível. As empresas beneficiaram de um apoio com uma dotação de dois milhões de euros.
O apoio para os ligeiros de passageiros para particulares contou com 5,7 milhões de euros de dotação, tendo sido atribuídos 1.425 apoios no valor de quatro mil euros.