Heathrow vai crescer: investimento de 56 mil milhões irá beneficiar PIB britânico

A terceira pista, que pode estar operacional daqui a dez anos, deverá duplicar o número de passageiros que todos os anos passam pelo maior aeroporto da Europa. Até o PIB do Reino Unido irá beneficiar.

O maior aeroporto da Europa e um dos maiores do mundo já apresentou um plano de expansão que terá um custo total de 49 mil milhões de libras esterlinas (56,2 mil milhões de euros) e deverá ter um resultado benéfico no crescimento do PIB.

Em 2024, o aeroporto londrino atingiu um novo recorde de passageiros com mais de 83,9 milhões de pessoas a passar por estes terminais. O verão do ano passado também marcou um recorde na história de Heathrow com mais de 30,7 milhões de passageiros a escolherem este aeroporto entre junho e setembro.

Agora, está na hora de crescer. Para isso, já há um plano de expansão e uma certeza: os 56,2 mil milhões de euros necessários para alargar o aeroporto serão provenientes de financiamento privado.

O crescimento de Heathrow acontecerá sobretudo à custa da criação de uma terceira pista que segundo a informação prestada pelo próprio aeroporto deverá ter um custo de 24,1 mil milhões de euros. Estima-se que esta pista adicional possa estar operacional daqui a dez anos. O Parlamento já deu o aval à obra cujo comprimento será de 3.500 metros.

Com esta ampliação, Heathrow espera alargar a sua oferta a 30 novos destinos e passar a receber cerca de 150 milhões de passageiros em 756 mil voos por ano. E quanto às tarifas? Estimam os responsáveis que a mesmas diminuam graças ao aumento das opções e da concorrência.

Os administradores do aeroporto acreditam ainda que a ampliação do maior aeroporto da Europa possa resultar também no aumento do PIB do Reino Unido: a estimativa é de que esse incremento seja de 0,43%.