I Liga: Gil Vicente soma terceiro triunfo consecutivo na receção ao Estoril Praia

O Gil Vicente venceu hoje o Estoril Praia, por 2-0, em jogo da sexta jornada da I Liga de futebol, em que os ‘galos’ confirmaram o bom momento e desenharam o triunfo em momentos-chave.

Logo aos 15 minutos, Pablo, de grande penalidade, inaugurou o marcador e, já no final da segunda metade, na etapa em que os ‘canarinhos’ deram mais alguma réplica, Joelson Fernandes sentenciou o desafio, marcando aos 86 minutos.

Com este triunfo, o Gil Vicente, que está a ter um dos melhores arranques de campeonato da sua história na I Liga, e que vinha de uma vitória (1-0) no terreno do Sporting de Braga, passa a somar 13 pontos, que à condição lhe dão o terceiro lugar.

Já o Estoril Praia, que até vinha de uma vitória sobre o AVS (3-1), somou a terceira derrota em seis jornadas e fica no 12.º posto, com cinco pontos.

A equipa da casa, motivada pelo bom momento que atravessa, entrou mais pressionante e logo aos quatro minutos Murilo esteve perto de inaugurar o marcador, falhando o cabeceamento à boca da baliza de Joel Robles.

Pouco depois, surgiu um dos momentos-chave do desafio, quando Luís Esteves antecipou-se a Rafik Guitane e foi derrubado na área pelo franco-argelino, originando a grande penalidade convertida por Pablo Felipe, aos 15 minutos.

Com vantagem no marcador, os barcelenses mantiveram-se por cima e voltaram a criar perigo por Agustín Moreira e Pablo, este com uma perdida enorme quando estava isolado frente ao guardião contrário, não conseguindo o remate.

Do outro lado, os ‘canarinhos’ tiveram dificuldades em sair do seu meio-campo e o melhor que conseguiram em toda a primeira parte foi um remate de Guitane, aos 29 minutos, facilmente controlado por Andrew.

Insatisfeito com a inoperância da equipa, o técnico do conjunto do Estoril, Ian Cathro, nem sequer esperou pelo intervalo para mexer na equipa e, aos 40 minutos, lançou Patrick de Paula e Fabrício Garcia para os lugares de Guitane e Tiago Parente, mas sem que a vantagem gilista (1-0) se alterasse.

As mexidas nos ‘canarinhos’ só começaram a surtir efeito no arranque da segunda metade, com a equipa a entrar com ambição renovada e a começar a desafiar o empate.

Logo aos 53 minutos, uma arrancada perigosa de Fabrício Garcia só foi travada com uma saída corajosa de Andrew, guardião gilista que, aos 58, se impôs com grande defesa a um desvio de cabeça de João Carvalho.

Do outro lado, os gilistas perderam a veia dominadora que tinham mostrado na etapa inicial, tentando, sem grande sucesso, armar contra-ataques através de iniciativas individuais.

Só aos 64 minutos os ‘galos’ começaram a mostrar alguma acutilância nesta etapa complementar, num remate displicente de Cáseres, por cima, na sequência de um livre.

A partir daí, o Estoril, mesmo com as alterações, não conseguiu dar sequência ao crescimento inicialmente evidenciado, e o Gil Vicente foi passando a gerir com astúcia o resultado, tentando encontrar brechas no adversário.

Tal acabou por acontecer já aos 86 minutos, com os minhotos a darem a estocada final no adversário, num lance de contra-ataque, desenhado por dois trunfos vindos do banco, com Gustavo Varela a cruzar e Joelson Fernandes a desviar para o 2-0 final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025

Rio Ave – FC Porto, 0 – 3

Sábado, 20 de Setembro de 2025

Santa Clara – Alverca, 2 – 1
V. Guimarães – Sp. Braga, 1 – 1

Domingo, 21 de Setembro de 2025

Tondela – CF Estrela Amadora, 0 – 0
Gil Vicente – Estoril, 2 – 0
Casa Pia – Famalicão, 1 – 1

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025

Sporting – Moreirense, 20:15

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.