
Três golos na reta final, dois de penálti, garantiram hoje um triunfo justo do Sporting, mas com um 3-0 enganador, face à dificuldade em ultrapassar o Moreirense, na sexta jornada da I Liga de futebol.
O colombiano Luis Suárez apontou o primeiro lance da marca dos 11 metros, aos 76 minutos, replicado por Pedro Gonçalves, aos 90, com Fotis Ioannidis a apontar o seu primeiro tento pela equipa ‘leonina’ já em cima do apito final do árbitro, aos 90+4.
A vitória coloca o Sporting no segundo lugar, com 15 pontos, permitindo descolar do Moreirense na classificação, que permaneceu com os mesmos 12, em quinto.
Rui Borges e Vasco Botelho da Costa mexeram nas defesas, estando Vagiannidis, Debast e Ricardo Mangas nos lugares que foram de Fresneda, Eduardo Quaresma e Maxi Araújo, e André Ferreira e Gilberto Batista em vez de Caio Secco e Maracás.
Só deu Sporting na primeira parte, perante um Moreirense apostado em aguentar a baliza inviolável e, quando possível, partir em transição ofensiva, o que foi possível a espaços, embora sem provocar preocupação ao mero espetador João Virgínia.
Luis Suárez foi o protagonista do desacerto sportinguista na finalização, começando a sequência logo aos dois minutos, ao tentar ‘picar’ por cima de André Ferreira, sem sucesso, mas as mais flagrantes aconteceram aos 12 e 24.
Primeiro, o colombiano surgiu com espaço na área e driblou o guarda-redes, mas Gilberto Batista surgiu no sítio certo para impedir o golo, com um grande corte em cima da linha, tendo tido nova oportunidade ao ganhar na pressão alta a Marcelo, voltar a ultrapassar André Ferreira, mas acertar no poste.
Quenda também tentou um pontapé de bicicleta, que falhou o alvo, aos 39 minutos, numa altura em que os ânimos começaram a ‘aquecer’ devido a várias perdas de tempo do Moreirense, que levaram a assobios nas bancadas e confusão entre jogadores.
Para a segunda parte, repetiu-se a dose, embora os primeiros 15 minutos tenham sido mais equilibrados e sem ocasiões de muito perigo junto das balizas, que levaram Rui Borges a fazer entrar Maxi Araújo e Morita.
A entrada sobretudo do uruguaio ia dando ‘frutos’ poucos minutos depois, quando recebeu de calcanhar de Luis Suárez e, num excelente trabalho pela ala esquerda, ‘deitou’ dois adversários, mas, na hora da finalização, acabou por rematar ao lado.
Uma imprudente falta de Landerson sobre Trincão, dentro da área, deu finalmente ‘oxigénio’ a Alvalade, com Luis Suárez a cobrar rasteiro e a enganar André Ferreira, aos 76 minutos, mas Pedro Gonçalves também marcou de penálti, aos 90, de igual forma.
Com dois penáltis a sentenciarem o triunfo dos ‘leões’, houve ainda tempo para a estreia de Ioannidis a marcar com a camisola sportinguista, num golo que saiu do banco de suplentes, uma vez que encostou um cruzamento de Alisson, aos 90+4 minutos.
Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025
Sábado, 20 de Setembro de 2025
Domingo, 21 de Setembro de 2025
Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.