Índia acusa EUA e UE de hipocrisia na retaliação a compra de energia russa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia acusou hoje os Estados Unidos (EUA) e a União Europeia (UE) de hipocrisia, reagindo à retaliação anunciada pelas compras de petróleo russo e prometeu responder para proteger os interesses do país.

“Ter como alvo a Índia é injustificado e irracional”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, Randhir Jaiswal, acrescentando que, “como todas as principais economias, a Índia tomará as medidas necessárias para proteger os seus interesses nacionais e a sua segurança económica”.

O Governo indiano acusou ainda os EUA e a UE de hipocrisia por manterem um comércio significativo com a Rússia enquanto “castigam” Nova Deli pelas suas importações de petróleo russo.

As autoridades da Índia recordaram ainda que a compra de energia russa foi mesmo incentivada no passado por Washington.

Estas declarações foram feitas poucas horas depois de Trump ter anunciado um aumento das tarifas sobre as importações de produtos indianos, em retaliação pela compra contínua de “grandes quantidades” de petróleo russo por Nova Deli.

“Como consequência, vou aumentar substancialmente as tarifas que a Índia paga aos Estados Unidos”, prometeu Donald Trump, numa mensagem na sua rede Truth Social, sem esclarecer qual o valor exato da taxa.

O Presidente norte-americano denunciou que a Índia “não só compra grandes quantidades de petróleo russo, como também vende grande parte do petróleo adquirido no mercado aberto com lucros enormes”.