Intercâmbio no Canadá: Saiba as melhores cidades e quanto custa!


O Canadá é um dos melhores destinos do mundo para estudantes que querem aprender inglês. Mas afinal, como escolher qual cidade ficar? Confira em nosso guia sobre intercâmbio no Canadá. 

São muitos os motivos pelos quais o intercâmbio no Canadá é um dos mais procurados por brasileiros na hora de decidir o destino na viagem. Além das diversas opções de cursos de inglês e da abertura para estrangeiros, o país é exemplo em qualidade de vida, com cidades cheias de oportunidades, atrações e um povo receptivo e simpático. Acredite se quiser, mas o país também é perfeito para quem gosta de frio ou até calor (se a viagem for no verão).

Cada uma das cidades canadenses tem personalidade e estilo, perfeitas para diversos tipos de gostos e intuitos. Vancouver, por exemplo, é uma excelente opção para quem gosta de uma vida mais ao ar livre, já Toronto é ótima para quem é ligado em centros urbanos. Quem quiser cidades menores e históricas, pode optar por Victoria ou Calgary.

Para solucionar essa dúvida, você pode conferir qual cidade tem mais a ver com sua personalidade para seu intercâmbio no Canadá e entender mais sobre os programas oferecidos. 😉

Neste post você vai ver:

Melhores cidades para intercâmbio no Canadá

Depois de decidir que o Canadá é o destino perfeito para um intercâmbio, ainda falta escolher para qual cidade ir. Intercâmbio em Vancouver ou intercâmbio em Toronto? Essa é uma dúvida que passa na cabeça de muitos viajantes, mas há ainda outras cidades para explorar no país. Veja abaixo sobre cada uma das principais cidades turísticas:

Vancouver

Uma mulher com uma jaqueta marrom está em pé diante de uma paisagem montanhosa com vegetação e flores amarelas. O céu está nublado. A imagem ilustra o post sobre intercâmbio no Canadá.
Cleveland Dam – Foto: Virginia Falanghe

Vancouver é a segunda cidade mais quente do Canadá (só perde para Victoria – logo abaixo na lista). No verão, chega a temperaturas superiores a 30 ºC. Porém, no resto do ano chove muito. Se você quer ver neve no inverno, não espere tanta na cidade, já que as temperaturas são as mais amenas do país nesta estação.

A cidade é incrível, multicultural, com um centro urbano completo semelhante a Manhattan, em Nova York. Porém, é mais limpa, ecofriendly e cheia de opções de O que fazer em Vancouver ao ar livre, como trilhas, cachoeiras, passeios de bicicleta, piqueniques no parque, montanhas e paisagens deslumbrantes são algumas das características e atividades mais comuns da região.

Toronto

Placa de Toronto iluminada com luzes coloridas à noite, em frente a edifícios modernos iluminados, refletindo em um corpo d'água.
Prefeitura de Toronto – Foto: Conor Samuel via Unsplash

Toronto é a cidade mais próxima do Brasil em termos de voos, havendo voos diretos diários para o local. A cidade é grande, bem urbana e perfeita para quem quer um dia a dia de metrópole – com poucas horas de diferença do Brasil. Ainda assim, fica a pouco tempo de distância de carro de lagos incríveis e das Cataratas do Niágara. Porém, é preciso estar preparado para o frio, já que chega a – 40 ºC no inverno.

Quem escolhe essa cidade para o intercâmbio no Canadá pode aproveitar para conhecer museus e galerias incríveis que se misturam aos arranha-céus e casas de estilo vitoriano. O Museu Real de Ontário e a Galeria de Arte de Ontário são pontos turísticos que não podem ficar de fora do roteiro, assim como a Casa Loma, um castelo vitoriano que funciona como museu.

Montreal

Vista aérea do horizonte de uma cidade ao anoitecer, com arranha-céus iluminados e um céu escuro com nuvens dispersas. A imagem ilustra o post sobre intercâmbio no Canadá.
Montreal é o destino ideal para quem quer treinar o francês – Foto: Samuel Charron via Unsplash

A cidade de Montreal é famosa mundialmente por ser uma das cidades do Canadá que tem o francês como língua primária. A cidade é menor e, talvez por influência da língua, também tem características europeias na arquitetura. Além disso, Montreal é uma cidade grande, porém, extremamente verde. Já o inverno também é rigoroso como em Toronto.

Durante o intercâmbio no Canadá recomendamos um dia para “se perder” pelas ruas de Vieux-Montréal, ou Old Montreal, e conferir construções datadas do século 17, como a prefeitura, um mercado repleto de bares e restaurantes e a Basílica de Notre Dame. Aproveite para visitar a cidade subterrânea, conferir o Jardim Botânico e fazer belos registros da roda-gigante, a La Grande Roue de Montréal! 🎡

Ottawa

Vista da Colina do Parlamento do Canadá, com edifícios históricos cercados por árvores, ao lado de um rio sob um céu parcialmente nublado.
Colina do Parlamento – Foto: Chris DeSort via Unplash

Quer conhecer alguns dos principais museus do Canadá e conferir tudo que movimenta a capital do país? Então um intercâmbio em Ottawa é a alternativa perfeita! O local é conhecido como uma das cidades-modelo e ganha destaque por ser rica em história e cultura, ter alta tecnologia e combinar modernidade com a preservação de várias áreas verdes.

Alguns lugares que não podem ficar de fora do roteiro são o Canadian Museum of History, a National Gallery e o Bytown Museum. Já quem quer curtir atividades ao ar livre pode visitar o Major’s Hill ou o Arboretum e subir a Colina do Parlamento para conferir o prédio de estilo gótico inspirado no Big Ben de Londres. Por fim, caso esteja na região durante o inverno, não deixe de patinar no Canal Rideau que, ao congelar, abre espaço para o maior rinque de patinação ao ar livre do mundo.

Quebec

Uma vista panorâmica da Velha Quebec, mostrando o Château Frontenac no topo de uma colina e edifícios históricos abaixo, com neve leve no chão. A imagem ilustra o post sobre intercâmbio no Canadá.
Château Frontenac – Foto: Timothée Geenens via Unplash

Quebec é com certeza a região com mais aparência europeia no Canadá, e como concentra essa cultura, a principal língua falada é o francês. O principal atrativo da região fica na Vieux-Québec, que é cercada por uma muralha de 4 quilômetros na parte alta, onde estão preservadas monumentos que datam dos séculos 17 e 18 com construções de pedra e ruas de paralelepípedo.

O local foi considerado patrimônio da humanidade pela Unesco em 1985 e é dividido em Cidade Baixa e Cidade Alta. Na alta ficam alguns dos principais pontos turísticos, como o Château Frontenac, um castelo onde funciona um hotel luxuoso, e o Terrasse Dufferin, terraço que proporciona uma vista incrível do rio São Lourenço. Já na Cidade Baixa, conheça restaurantes, galerias de arte e lojas típicas no Quartier Petit Champlain, e passeie pela Place Royale para avistar a igreja Notre-Dame-des-Victoires.

Victoria

Edifício iluminado com uma cúpula à noite, com flores vermelhas e brancas em primeiro plano e árvores à direita. A imagem ilustra o post sobre intercâmbio no Canadá.
Parlamento de Victoria – Foto: Virginia Falanghe

Victoria fica localizada na Ilha de Vancouver e é a cidade mais quente do Canadá. Além do clima amigável, é uma das cidades mais europeias do país devido à arquitetura que se assemelha a Londres. Pequena, com um centrinho charmoso e completo para turismo, é uma cidade perfeita para quem gosta de história, jardins maravilhosos e um local para viver com poucos habitantes, mas muito charme.

Existem diversas atrações para conhecer durante a estadia na cidade, como o Parlamento de Victoria, a Christ Church e o Craigdarroch Castle. Contudo, o destaque fica mesmo para passeios ligados à natureza, principalmente porque o local é conhecido como uma cidade-jardim. Aproveite, então, para observar baleias, passear pelo Beacon Hill e esticar a viagem até o Butchart Gardens, que fica pertinho de Victoria e possui mais de 220 mil metros quadrados repletos de flores, plantas, fontes e riachos.

Calgary

Um lago azul-turquesa cercado por árvores perenes com montanhas cobertas de neve e um céu nublado ao fundo. A imagem ilustra o post sobre intercâmbio no Canadá.
Peyto Lake no Parque Nacional de Banff – Foto: Virginia Falanghe

Calgary é uma das cidades mais próximas dos Parques Nacionais de Banff e Jasper, nas Rocky Mountains. Ou seja, se você fizer um intercâmbio por lá espere muito contato com a natureza e aventuras nas montanhas, já que ela fica a menos de duas horas de carro de Banff. No inverno, o esqui toma conta das Rocky’s. No verão, os lagos azuis turquesas são o grande chamariz.

Pela cidade ter tamanho médio mas ser menos conhecida, abre espaço para uma experiência 100% típica canadense, longe dos centros urbanos que vivem cheios de turistas e estrangeiros. Se optar por lá, não deixe de assistir a Aurora Boreal nas cidades vizinhas durante os meses de inverno. 😉

Por que fazer intercâmbio no Canadá?

O Canadá é um dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros por conta das belezas naturais, estações bem definidas e alta qualidade de vida. O país é conhecido principalmente por abrigar Lagos de águas cristalinas em parques imensos e contar com cidades importantes, repletas de tecnologia e oportunidades. Além disso, também é uma ótima escolha para quem deseja aprimorar uma língua ou ter a experiência de trabalhar e estudar em terras estrangeiras.

Seja para alunos com menos de 18 anos que desejam fazer o ensino médio em outro país ou para quem quer encontrar oportunidades de emprego na área, o Canadá é super receptivo. Há, inclusive, políticas que facilitam a entrada no mercado de trabalho, como o Post-Graduation Work Permit (PGWP), que permite graduados internacionais trabalhem por um período de até três anos após a conclusão do curso por lá. Por isso, a decisão de fazer um intercâmbio no Canadá é acertada!

Requisitos para fazer intercâmbio no Canadá

Quatro pessoas estão reunidas ao redor de uma mesa em uma biblioteca, rindo e olhando para um laptop, com prateleiras de livros atrás delas.
Foto: Priscilla Du Preez 🇨🇦 via Unsplash

Existem algumas exigências para fazer um intercâmbio no Canadá com qualidade e segurança além do passaporte válido, Visto para o Canadá e um Seguro viagem intercâmbio. Confira na lista a seguir os principais requisitos:

  • Para cursos de até seis meses, visto de visitante; para cursos com duração superior, Study Permit (caso for trabalhar, também é necessário o Work Permit);
  • Comprovação financeira;
  • Letter of Acceptance (LOA);
  • Seguro viagem estudante;
  • Comprovação de proficiência no Inglês ou Francês.

Há também a possibilidade de o governo solicitar dados extras, como exames médicos caso os estudos ou o trabalho envolvam áreas de saúde e educação.

Quanto custa um intercâmbio no Canadá?

O custo de um intercâmbio no Canadá varia bastante conforme a cidade escolhida, o tipo de curso e a duração do programa escolhido, além de eventuais gastos com alimentação, transporte e moradia. São três principais durações de intercâmbio: três, seis e 12 meses. Contudo, existem modalidades diferentes, como cursos de verão ou universitários que podem chegar até quatro anos.

Para um intercâmbio de três meses, por exemplo, os gastos devem variar entre 11 mil e 12 mil dólares canadenses (CAD). Já em seis meses, os gastos variam entre CAD 21 mil e 24 mil, enquanto no período de um ano o custo pode ser de CAD 40 mil a 60 mil. Esses são os gastos estimados somando passagens aéreas, Seguro viagem intercâmbio, Visto para o Canadá, moradia, transporte, lazer e o próprio curso escolhido.

Ressaltamos ainda que é possível trabalhar durante certas modalidades de intercâmbio, como em cursos universitários e co-op (estudo + trabalho). Ou seja, com um salário mínimo aproximado de CAD 15/hora, os gastos podem diminuir bastante durante a viagem.

Quais são as modalidades para intercâmbio no Canadá?

Uma mão segura dois passaportes canadenses, cada um com um cartão de embarque visível dentro, contra um fundo desfocado.
Foto: Jaimie Harmsen via Unsplash

Existem sete tipos de intercâmbio no Canadá, então separamos detalhes sobre cada um deles para você escolher o ideal. Confira abaixo as dicas:

Curso de idiomas

O intercâmbio de inglês ou francês são os mais escolhidos pelos estudantes que querem aperfeiçoar um idioma e treinar com falantes nativos. Esses cursos podem durar de uma semana a um ano e são divididos conforme as área de proficiência. Contudo, não permitem trabalho durante o período de estudo.

Intercâmbio universitário

Durante o intercâmbio universitário os estudantes podem fazer cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação em instituições de prestígio com reconhecimento internacional. Desta forma, a duração do programa varia entre um semestre e quatro anos, dependendo do tempo de curso escolhido.

É possível optar entre as colleges, para ter disciplinas focadas no mercado de trabalho, e as universidades, que são voltadas para a área acadêmica e de pesquisa.

Programa Co-op

O programa co-op (educação cooperativa) combina aprendizagem com a prática por meio de estágios remunerados ao longo do período de estudos. Desta forma, intercambistas podem praticar o que aprendem nas áreas de TI, negócios, hotelaria e marketing enquanto recuperam parte do valor investido. Por exemplo, se o curso dura um ano, você estuda por 6 meses e trabalha por 6 meses. 😉

High School

Destinado a adolescentes de 14 a 18 anos, o High School é uma ótima oportunidade para aperfeiçoar o inglês ou francês, desenvolver autonomia e criar memórias incríveis no exterior. Os estudantes podem optar por fazer o ensino médio completo, apenas um semestre ou um ano, e há possibilidade de ficar nos alojamentos ou numa casa de família (homestay).

Au Pair

A modalidade de Au Pair também é uma ótima possibilidade para quem quer economizar no intercâmbio no Canadá. Destinado para mulheres com experiência em cuidar de crianças, o trabalho de Au Pair consiste em ficar hospedada numa casa de família e atuar como babá das crianças em troca de moradia, alimentação e um salário semanal. Para isso, é necessário solicitar um visto específico para Au Pair.

Work & Travel (Trabalho Temporário)

Os trabalhos temporários tendem a ocorrer no período de inverno canadense, quando cresce a oferta de resorts e estações de esqui. Como acontecem durante as férias da faculdade, é necessário ser universitário e aplicar para um visto de Work & Travel para trabalhar entre três e quatro meses. Além disso, é requerido um bom Inglês para atender o público.

Voluntariado

Por fim, as vagas de voluntariado são muito recomendadas para quem quer ter uma experiência diferente durante o intercâmbio no Canadá. Embora os trabalhos não contem com remuneração, os programas oferecem moradia e alimentação durante a permanência. Assim, você consegue ajudar em áreas como resgate de animais, educação, meio ambiente e eventos comunitários enquanto conhece as belezas naturais canadenses durante os horários livres!

Quais as principais escolas para fazer um intercâmbio no Canadá?

Um grande edifício de pedra com torres ornamentadas e telhados verdes fica cercado por árvores sob um céu parcialmente nublado.
University of Toronto – Foto: Narciso Arellano via Unsplash

Para escolher a melhor escola ou universidade onde fazer o intercâmbio no Canadá é preciso decidir primeiro qual tipo de curso você deseja realizar. Aqueles que desejam aprimorar o inglês ou francês podem optar pela EC English, Kaplan International, International Language Academy of Canada (ILAC), International Language Schools of Canada (ILSC), Tamwood ou Upper Madison College (UMC).

Já quem quer fazer a graduação ou pós-graduação numa universidade internacional pode conhecer a University of Toronto, a University of British Columbia (UBC), a McGill University, a University of Alberta e a Université de Montréal. Há ainda a modalidade de cursos técnicos e graduações curtas em locais como a Seneca College, a Humber College e a Langara College. 🎓

Veja mais dicas sobre intercâmbio no Canadá

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento do seu intercâmbio no Canadá:

Seguro viagem para o Canadá

Contratar um Seguro viagem Canadá é sinônimo de uma viagem tranquila, sem preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá paz para curtir o destino sabendo que terá apoio, caso seja necessário (ainda mais pagando pouco, com nosso cupom de desconto Seguros Promo). – VER PREÇOS

Chip de celular para Canadá

Quer passar o tempo no Canadá conectado? Compre o Chip celular Canadá ou o eSim Canadá e garanta conexão por um preço super atrativo. Confira as ofertas da America Chip e adquira sua internet ilimitada com o nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Passeios e ingressos no Canadá

Já planejou quais serão os seus passeios no Canadá? Você pode embarcar com tudo organizado, sem ficar perdendo tempo nas filas de ingressos, se reservar tudo pela Civitatis, do conforto da sua casa. Veja os preços dos passeios e pague parcelado, em até 12 vezes, sem IOF!

Aluguel de carro no Canadá

Você sabia que pode alugar um carro no Canadá pela internet e, ao chegar no destino, retirar o veículo e seguir com a viagem? Aproveite as ofertas da RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você com o comparador de locadoras da plataforma. – VER PREÇOS

Passagem aérea para o Canadá

Quer garantir uma passagem aérea para o Canadá com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra! – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

Se você ainda não encontrou a informação que precisava, confira as perguntas e respostas rápidas sobre as principais dúvidas dos nossos leitores:

Intercâmbio no Canadá vale a pena?

Sim, o intercâmbio no Canadá vale super a pena! A qualidade de vida no país é ótima, assim como o clima, os pontos turísticos e os moradores. O mercado de trabalho também oferece diversas oportunidades em áreas variadas.

Quais os valores para um intercâmbio no Canadá?

Os valores para um intercâmbio no Canadá variam conforme a quantidade de dias e o tipo de curso escolhido. Contudo, para a modalidade de aprendizado de idiomas durante três meses, o gasto aproximado é de CAD 12 mil.

Dá para trabalhar e estudar num intercâmbio no Canadá?

Sim, é possível unir o estudo ao trabalho durante o intercâmbio no Canadá. Para isso é necessário investir num Visto para o Canadá que garante essa permissão, como o Work & Travel ou unir o Study Permit ao Work Permit.

Quanto é um intercâmbio no Canadá com duração de um mês?

Um intercâmbio no Canadá com duração de um mês pode custar entre CAD 3 mil e 5 mil, já que existem modalidades diferentes com gastos diversos. Quanto mais avançado e duradouro o curso, mais caro ele será.

Precisa de visto para intercâmbio no Canadá?

Sim, o Visto para o Canadá é exigido para brasileiros que desejam visitar, estudar ou trabalhar no país. Para isso, o prazo máximo de solicitação é de seis semanas antes da viagem.

Como tirar visto para o Canadá?

Os requisitos para tirar um Visto para o Canadá são: passaporte com data de expiração superior a seis meses da data da viagem; cópia do passaporte anterior, caso possua; cópias de vistos anteriores dos Estados Unidos ou Canadá, caso possua; formulários preenchidos e assinados; e uma foto recente.

Quando ir trabalhar no Canadá?

As melhores épocas para encontrar emprego no Canadá são durante as férias, seja no inverno ou no verão. Nesse período há contratação de temporários para restaurantes, cafeterias, resorts, hotéis e estações de esqui, por exemplo.

Qual a diferença de college para universidade no Canadá?

Uma college foca na educação direcionada a oportunidades no mercado de trabalho, sendo semelhante ao SESI e SENAI que temos no Brasil. Enquanto isso, as universidades possuem áreas mais acadêmicas e ligadas à pesquisa. Contudo, formados nas duas modalidades tem direito a empregos integrais após a graduação pela política PGWP.

O que é PGWP?

A política PGWP (Post-Graduation Work Permit) oferece aos graduados internacionais a oportunidade de trabalhar por um período de até três anos após a conclusão do curso. Assim, intercambistas podem aumentar a rede de contatos no Canadá e explorar novos horizontes após finalizarem os estudos, podendo eventualmente até emigrar permanentemente para lá.