João Almeida volta a fazer história no ciclismo com segundo lugar na Volta a Espanha

Trata-se do segundo pódio em grandes voltas por parte de João Almeida depois do terceiro lugar alcançado na Volta a Itália, em 2023. Somente João Almeida e Joaquim Agostinho conseguiram alcançar pódios, por Portugal, nas chamadas três grandes voltas do ciclismo (Itália, França, e Espanha).

O ciclista português da UAE Team Emirates – XRG, João Almeida fechou este domingo a sua participação na Volta a Espanha com um segundo lugar na classificação geral assegurando mais uma página de história para o ciclismo nacional [é o segundo português a acabar esta prova no pódio], numa prova vencida por Jonas Vingegaard. A última etapa da prova uma ligação de 108 quilómetros entre Alalpardo e Madrid acabou cancelada, está a avançar a Eurosport, devido a protestos contra o regime israelita, que levou os protestantes a invadirem o circuito final que terminava na capital espanhola.

Trata-se do segundo pódio em grandes voltas por parte de João Almeida depois do terceiro lugar alcançado na Volta a Itália, em 2023.

Somente João Almeida e Joaquim Agostinho conseguiram alcançar pódios, por Portugal, nas chamadas três grandes voltas do ciclismo (Itália, França, e Espanha).

Joaquim Agostinho alcançou três pódios em grandes voltas. Dois na Volta a Espanha, em 1971 e 1975, com um terceiro e segundo lugar, e um pódio na Volta a França, em 1978, com um terceiro lugar.

João Almeida já tinha feito história para o ciclismo português, em 2024, ao ser o primeiro português a conseguir fechar no Top 5, na classificação geral, todas as três grandes voltas. O melhor resultado na Volta a Itália foi em 2023 com um terceiro lugar, na Volta a França teve como melhor resultado um quarto lugar (2024), e na Volta a Espanha tinha sido um quatro lugar (2022).

Jonas Vingegaard vence Volta a Espanha

A classificação geral da edição de 2025 da Volta a Espanha foi vencida por Jonas Vingegaard (Team Visma – Lease a Bike), seguido por João Almeida e Thomas Pidcock (Q 36.5 Pro Cycling Teams). A classificação da Montanha foi vencida por Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG), a classificação por pontos foi vencida por Mads Pedersen (Lidl – Trek), e a classificação da Juventude foi vencida por Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech). A classificação coletiva foi vencida pela UAE Team Emirates – XRG). João Almeida juntou ao pódio na classificação geral uma vitória em etapa (13ª etapa na ligação entre Cabezón de la Sal e L’Angliru) e também a vitória no contra-relógio coletivo (5ª etapa que percorreu Figueres).