
O Santa Clara falhou hoje o apuramento para a fase de liga da Liga Conferência, ao empatar sem golos (0-0) no terreno dos irlandeses do Shamrock Rovers, em jogo da segunda mão do play-off de apuramento.
O conjunto açoriano chegou a esta fase depois de afastar na segunda e terceira pré-eliminatória os croatas do Varazdin (3-2 no agregado das duas mãos) e os norte-irlandeses do Larne (3-0), respetivamente.
Para tentar dar a reviravolta na eliminatória, Vasco Matos promoveu duas alterações no onze inicial face ao encontro da primeira mão nos Açores ao colocar Wendel e Brenner no ataque pelo lugar de Gabriel Silva e João Costa.
Numa primeira parte equilibrada e sem grandes lances de perigo, a única oportunidade de golo pertenceu à equipa da casa quando Honohan, após um excelente trabalho individual, rematou à barra, no único remate da equipa irlandesa nos primeiros 45 minutos.
O Santa Clara não conseguiu imprimir intensidade à partida e registou muitas dificuldades para penetrar no último terço do terreno, já que o Shamrock Rovers ergueu uma ‘muralha’ defensiva que travou as investidas açorianas.
Com um jogo concentrado na zona central do terreno, o vice-campeão irlandês (que terminou em 10.º lugar na fase de liga da edição 2024/25 da Liga Conferência) procurou manter a organização defensiva, mostrando sempre muita agressividade nos duelos.
Já a equipa de Vasco Matos explorou as diagonais para se aproximar da baliza adversária, mas não teve criatividade para ‘ferir’ o adversário.
O vice-campeão irlandês, que se tornou na primeira equipa do país a eliminar uma formação portuguesa, entrou melhor na segunda parte, assumindo a posse de bola, pressionando alto e aproximando-se da baliza de Gabriel Batista, com Gaffney a causar vários problemas à defesa açoriana.
O Shamrock Roveres utilizou a bola parada para ameaçar as redes contrárias, com Lopes, por duas vezes (aos 59 e 64), a cabecear perto da baliza adversária.
Os ‘encarnados’ de Ponta Delgada melhoraram de rendimento com o passar dos minutos e conseguiram subir as linhas, instalando-se no meio-campo do Shamrock.
Os açorianos dispuseram de duas oportunidades de golo, mas foram perdulários na finalização. Primeiro, aos 70 minutos, após uma boa jogada no corredor direito, Vinicius rematou à meia-volta para uma grande defesa de McGinty. Depois, aos 78 minutos, foi o recém-entrado Gabriel Silva quem cabeceou a rasar a baliza irlandesa.
No último ‘sopro’ do jogo, aos 87, após um livre direto de Gabriel Silva, McGinty aplicou-se para evitar o golo e nenhum jogador açoriano conseguiu acertar com a ‘recarga’.
Acaba o jogo na Irlanda.#UECL #NaEuropaPelosAçores #PaixãoPelosAçores pic.twitter.com/4iV082HEtC
— 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐚 𝐂𝐥𝐚𝐫𝐚 🔴⚪️ (@CD_SantaClara) August 28, 2025