LE: Braga goleia Lincoln Red Imps e garante fase de liga

O Sporting de Braga garantiu hoje presença na fase de liga da Liga Europa, ao golear em casa o Lincoln Red Imps (5-1), de Gibraltar, em jogo da segunda mão do play-off.

Com o apuramento praticamente garantido após o 4-0 da primeira mão, no Estádio Algarve, há uma semana, o treinador do Sporting de Braga, Carlos Vicens, mudou nada mais, nada menos que toda a equipa em relação ao último ‘onze’ inicial (no empate com o AVS, domingo, da terceira jornada da I Liga).

Destaque para as estreias do guarda-redes Alaa Bellaarouch e do central Robson Bambu, que até pode estar de saída.

Logo aos oito minutos, Gabri Martínez deixou o aviso: acelerou pela esquerda, obrigando a excelente intervenção do guarda-redes contrário, Nauzet Santana.

O primeiro golo chegou pouco depois, com Vítor Carvalho, de cabeça, a corresponder da melhor maneira a canto da esquerda de Dorgeles (11).

Só dava Sporting de Braga, com o Lincoln a tentar apenas limitar os estragos. Dorgeles, que já se tinha queixado minutos antes, saiu mesmo lesionado aos 27 minutos, pior notícia da noite para os minhotos.

Aos 41 minutos, Sandro Vidigal abriu para Gabri Martínez na esquerda e este, após tirar um defesa do caminho, rematou de pé esquerdo fazendo o segundo dos bracarenses (42).

O extremo espanhol ‘bisou’ antes do intervalo depois de ladear o guarda-redes e na sequência de um grande passe de Gharbi, perante uma defesa ‘esburacada’ do Lincoln (45+1).

Carlos Vicens fez uma dupla substituição na reentrada para a segunda parte, lançando Nuno Matos (mais uma estreia) para o eixo defensivo e El Ouazzani para o ofensivo, mas foi Sandro Vidigal a estar muito perto do quarto golo, após espetacular jogada individual, mas o remate embateu no poste (55).

Aos 64 minutos, Villacanas teve no pé esquerdo uma grande ocasião do Lincoln, mas Bellaarouch mostrou atributos.

O Sporting de Braga caiu de produção, só ‘acordando’ no último quarto de hora, com o quarto golo, por Sandro Vidigal (77) e o quinto, por Pau Victor (82), após assistência de João Marques (outra estreia).

Nota ainda para a entrada no Lincoln do veterano Lee Casciaro (43 anos), um “prémio” que o treinador Juan Bezares prometera na véspera pela carreira toda dedicada ao clube.

Os últimos aplausos das bancadas foram para o golo de honra do Lincoln, por Kike Gómez, que tirou com classe Nuno Matos do caminho antes de ‘fuzilar’ Bellaarouch (89).