
Lincoln Red Imps e Noah, potenciais adversários do Sporting de Braga no play-off de acesso à Liga Europa, empataram hoje na primeira mão da terceira pré-eliminatória (1-1), a exemplo do Panathinaikos, treinado pelo português Rui Vitória.
Em Gibraltar, os arménios do Noah adiantaram-se pelo camaronês Yan Eteki, antigo jogador do Casa Pia, logo aos nove minutos, mas o Lincoln Red Imps igualou aos 45+9, com Tjay De Barr a marcar na recarga a uma grande penalidade por si desperdiçada.
O capitão luso-gibraltino Bernardo Lopes foi titular pelos anfitriões, tal como Gonçalo Silva e Hélder Ferreira do lado dos visitantes, que deixaram David Sualehe no banco de suplentes e adiaram a decisão para a segunda mão, na próxima semana, em Abovyan.
Lincoln Red Imps ou Noah, ambos provenientes da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, vão medir forças nos play-offs com Cluj ou Sporting de Braga, finalista derrotado em 2010/11, que triunfou na Roménia (2-1), graças ao ‘bis’ do francês Jean-Baptiste Gorby, aos 17 e 50 minutos, por entre o golo do gambiano Sheriff Sinyan, aos 29.
Os minhotos ficaram mais perto da última ronda de acesso à fase de liga da Liga Europa, sendo que, se não ultrapassarem o conjunto da Transilvânia, que utilizou o luso-romeno Mário Camora de início e Simão Rocha a partir dos 85 minutos, encontrarão nos play-offs da Liga Conferência o derrotado do duelo entre os suecos do Häcken e os noruegueses do Brann.
Em Gotemburgo, o islandês Saevar Atli Magnusson deu a vitória aos visitantes (2-0), com golos aos 28 e 57 minutos, já depois de Joachim Soltvedt ter falhado um penálti, aos 16.
Mais aberta segue a eliminatória entre os gregos do Panathinaikos e os ucranianos do Shakhtar Donetsk, face à igualdade observada em Atenas (0-0), na sequência do afastamento da equipa de Rui Vitória da segunda fase de qualificação para a Liga dos Campeões.
A segunda mão da terceira ronda de acesso à Liga Europa decorre em 12 e 14 de agosto, com os vencedores dos seis duelos do caminho dos campeões e dos sete do trajeto das ligas a rumarem aos play-offs de acesso à fase de liga da 55.ª edição da segunda prova europeia de clubes, enquanto os derrotados serão transferidos para a Liga Conferência.