Luuk de Jong confessa: “Nunca imaginei uma atmosfera assim no FC Porto”

Luuk de Jong não escondeu o entusiasmo após a sua apresentação como reforço do FC Porto, destacando a “atmosfera incrível” criada pelos adeptos portistas no Estádio do Dragão. O avançado holandês, que surpreendeu ao ser anunciado como novo jogador dos dragões, confessou que nunca imaginou viver um momento tão especial.

“Foi incrível. Nunca pensei que pudesse ser uma transferência tão silenciosa, mas conseguimos. Tentámos mesmo manter o círculo muito curto, foi possível surpreendermos os adeptos e acho que foi ótimo”, afirmou Luuk de Jong em declarações ao Porto Canal. O internacional holandês, que vestirá a camisola número 26, revelou ainda que a receção calorosa dos portistas superou todas as expectativas: “Estava muito entusiasmado por entrar em campo e com os fãs a aplaudir… foi espetacular. Não imaginava o quão grande o Estádio e a atmosfera criada pelos adeptos eram.”

O jogador, de 34 anos, destacou também a importância da conversa que teve com o treinador Francesco Farioli antes de concretizar a mudança para o FC Porto. “Tive uma grande conversa com ele antes de isto tudo se concretizar, já o conhecia dos Países Baixos, do Ajax, e ouvi ótimas coisas sobre ele e sobre o trabalho que faz para conseguirmos algo todos juntos. É inspirador”, referiu.

Luuk de Jong admitiu ainda que, apesar de nunca ter enfrentado o FC Porto em competições europeias, sempre acompanhou a dimensão do clube. “É um grande Clube. Nunca joguei contra o FC Porto, mas sempre vi o Clube atingir patamares muito altos na Europa. Ganharam a Champions em 2004 e eu via com 14 anos”, recordou.

Sobre os objetivos para a temporada 2025/26, o avançado mostrou-se ambicioso, mas realista: “Para esta temporada, com a forma como Farioli trabalha, vamos dar tudo para chegarmos o mais longe possível. Onde vai terminar não sei, mas vamos dar o máximo.”

O holandês elogiou ainda a estratégia de reforços do FC Porto, que apostou numa mistura entre juventude e experiência. “Tentaram trazer novos jogadores para criar uma mistura na equipa, jovens com grande talento que se desenvolvem e tornam grandes jogadores. É preciso ter esta boa mistura com a experiência para chegarmos ainda mais longe”, explicou.

Por fim, Luuk de Jong reforçou a admiração que rapidamente criou pelo clube e pela sua massa adepta. “Enquanto negociávamos com o FC Porto, já procurava algumas coisas e rapidamente apaixonei-me. Ainda assim, não imaginava o quão grande o Estádio e a atmosfera criada pelos adeptos eram. Foi um momento que nunca vou esquecer.”

O avançado chega ao Dragão com um currículo recheado de experiências em clubes como PSV Eindhoven, Sevilla e Barcelona, e será uma das peças-chave do ataque portista na próxima temporada.