“Mais vale prevenir”: Marcelo concorda com situação de alerta decretada pelo Governo

O Presidente da República considerou importante o estado de alerta decretado este sábado pelo Governo: “Ninguém pode dizer que não foi prevenido”, sublinha Marcelo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu aos jornalistas que concorda em absoluto com a situação de alerta decretada pelo Governo este sábado e mais importante prevenir do que remediar.

O Governo, através da ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, decretou este sábado o estado de alerta em todo o território continental que vai entrar em vigor à meia-noite deste domingo e até às 23h59 de 7 de agosto, quinta-feira.

“Esta decisão decorre da manutenção de temperaturas muito altas, dos baixos níveis de humidade e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de resposta ao risco de incêndio em grande parte do território continental”, referiu a governante. Note-se que as previsões meteorológicas para os próximas dias apontam para um significativo agravamento do risco de incêndios rurais, algo que foi salientado nesta comunicação.

“Faz sentido porque havendo tempo para prevenir, mais vale prevenir do que remediar. E prevenir implica saber o que se passa, as autoridades terem poderes mais fortes para ir mais longe quando recomendam que não se faça fogo. Deixa-se de recomendar e passa-se a interditar”, destacou Marcelo.

O chefe de Estado sublinha que “ninguém pode dizer que não foi prevenido, sejam pessoas, sejam empresas” enfatizando que este é período que se prevê que seja “muito difícil”.