
O diretor-geral para o futebol profissional do Benfica assumiu hoje que os ‘encarnados’ têm o objetivo de passar aos oitavos de final Liga dos Campeões, apesar dos emblemas históricos que vão defrontar na fase de liga.
“Há grandes jogos em perspetiva até porque, dos oito adversários, há seis que são dos campeonatos ‘big 5’, aos quais se soma um histórico dos Países Baixos. O primeiro objetivo na Liga dos Campeões, para um clube como o Benfica, independentemente dos adversários, é a qualificação para a fase a eliminar”, afirmou Mário Branco, em declarações divulgadas no site oficial do clube.
O sorteio realizado hoje no Mónaco, ditou que o Benfica defrontará o Real Madrid, recordista de troféus, e o Chelsea, vencedor do Mundial de clubes e da Liga Conferência.
Além dos dois adversários mais cotados, ambos provenientes do Pote 1, os ‘encarnados’ vão ter pela frente o Bayer Leverkusen, a Juventus, o Nápoles, o Ajax, o Newcastle e o Qarabag na 20.ª presença, e quinta consecutiva, na fase principal da mais importante competição europeia de clubes.
O Benfica receberá os espanhóis do Real Madrid, os alemães do Bayer Leverkusen, o campeão italiano Nápoles e o tetracampeão azeri Qarabag no Estádio da Luz, em Lisboa, visitando os ingleses do Chelsea, os italianos da Juventus, os neerlandeses do Ajax e os ingleses do Newcastle.
Tal como na época passada – a primeira em que a Liga dos Campeões passou a ser disputada numa fase de liga com 36 clubes, ao invés da fase de grupos -, cada equipa defrontará oito adversários, disputando quatro jogos em casa e quatro fora.
Os oito primeiros classificados da fase de liga apuram-se diretamente para os oitavos de final, enquanto as equipas entre o nono e 24.º lugares vão participar nos play-offs de acesso àquela fase a eliminar, com as restantes formações a serem afastadas das competições europeias.
A fase de liga da Liga dos Campeões decorrerá entre 16 de setembro e 28 de janeiro de 2026, sendo que a UEFA vai divulgar no sábado o calendário definitivo dos dias dos encontros.