
Autoridades brasileiras e canadianas anunciaram esta segunda-feira novas negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e Canadá em outubro, numa altura em que as “regras do comércio estão a ser ameaçadas”, destacou um ministro canadiano.
Após uma reunião ministerial em Brasília, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse ao lado do ministro do Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu, que este é “um passo oportuno e estratégico, que responde ao momento atual da economia internacional” e demonstra a disposição de ambos os países em “buscar mais competitividade” para os setores produtivos.
Sidhu fez uma clara alusão às políticas tarifárias do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e destacou que “quando as regras do comércio estão a ser ameaçadas, é necessário estar com os melhores parceiros”.
Nesse contexto, afirmou que o Canadá deseja “encontrar oportunidades na América Latina”, com o objetivo de promover “prosperidade mútua” e que um possível acordo com o Mercosul daria ao bloco sul-americano “acesso preferencial a uma das economias mais abertas e dinâmicas” do mundo.
Segundo o ministro canadiano, a atual conjuntura global representa “o momento oportuno” para levar as relações entre o seu país e o Mercosul “a um nível muito superior”.
Vieira e Sidhu também se comprometeram a promover missões comerciais para aumentar o intercâmbio bilateral entre Brasil e Canada.
O Brasil está atualmente a exercer a presidência semestral do Mercosul, bloco que também integra a Argentina, o Uruguai e o Paraguai e ao qual a Bolívia está em processo de adesão.
As negociações para um possível acordo entre o Canadá e o Mercosul começaram em 2018, mas ficaram paralisadas durante a pandemia da covid-19.