Neoparts celebra 45 anos, com uma faturação de 25 milhões de euros

Nascida em 1980, a empresa destaca-se por ser o maior dealer da Kärcher, empresa alemã do setor de maquinaria de limpeza. Atualmente é a maior empresa do mundo de equipamentos de limpeza.

A Neoparts, empresa que atua na distribuição de equipamentos de limpeza e ferramentas, celebra 45 anos de existência, sendo que a sua história começou na Alemanha e foi realocada em Portugal com um negócio diferente do atual.

Nascida em 1980, a empresa destaca-se por ser o maior dealer da Kärcher, empresa alemã do setor de maquinaria de limpeza. Atualmente é a maior empresa do mundo de equipamentos de limpeza.

No ano do seu aniversário, o diretor-geral da empresa, Nuno Pereira Coutinho, faz um balanço extremamente positivo da atividade da empresa, referindo que esta contribuiu “ativamente para tornar Portugal um país mais limpo, seguro e tecnologicamente avançado, através da introdução de soluções inovadoras e eficientes”.

“Somos um dos mais antigos, talvez o segundo ou terceiro mais antigo no mundo e conseguimos uma implementação da marca em Portugal que é superior, por exemplo, à de Espanha”, salienta o diretor-geral.

A empresa têm filiais na Maia, na Chamusca, no Algarve e na Madeira, além da sede em Lisboa, e terminou 2024 com uma faturação de 25 milhões de euros, e um crescimento de 70% nos últimos cinco anos, o qual se deve a “uma conjugação estratégica de fatores: a forte procura por soluções de limpeza e desinfeção durante a pandemia, a introdução de novas marcas no nosso portefólio e uma abordagem eficaz de cross-selling, que nos permitiu aumentar a quota de mercado”, declara. 

Este crescimento foi alavancado pela pandemia, que veio “recuperar a importância da limpeza”. Nessa altura a empresa disponha de uma gama de produtos a vapor, que permitia a desinfeção sem necessitar de químicos e que permitia destruir até 99,99% das bactérias, que se tornou muito popular. Com a corrida a este tipo de produtos, a empresa conseguiu dar sempre resposta, tendo um stock muito alto.

A pandemia também contribuiu ativamente para um maior desenvolvimento deste setor, e das soluções que ofereciam para a limpeza.

A nível nacional as vendas do segmento doméstico representa cerca de 55% das vendas, enquanto o segmento profissional continua a crescer de forma sustentada. 

Para este ano as expectativas da empresa é que a faturação cresce entre 7% e 10% face à do ano passado.

Atualmente, a empresa representa marcas como a Kärcher, Skil, Gedore, PCL e a marca própria, Neosafety, contudo mantém-se aberta a oportunidades estratégicas que permitam reforçar a oferta.

Entre os clientes profissionais que a Neoparts tem destacam-se o Grupo Vila Galé (Hospitalidade), cuja parceria iniciou-se em 2023, a Samsic (Business Services Cleaning – BSC), um dos principais players da limpeza profissional, e a Derichebourg (BSC), cuja parceria tem impulsionado uma expansão consistente.

A presença em Portugal serviu de porta de entrada da empresa para o mercado africano, tendo presença nos mercados de Angola, Moçambique e Cabo Verde. “Era natural esta expansão ser feita de Portugal”, refere Nuno, salientando que esta movimentação foi feita num ano de crise em Portugal, o que “até foi bom respirar África”. Atualmente, Angola representa o mercado internacional mais relevante da empresa.

Contudo, apesar de representar uma oportunidade, o mercado africano também acarreta os seus desafios para a empresa, nomeadamente o da estabilidade. “Os países que tanto estão muito fortes num ano, como estão mais fracos no ano seguinte, devido à flutuação dos câmbios, à disponibilidade de divisas e, portanto, é difícil ter uma estratégia de longo prazo porque os clientes, apesar de necessitarem de comprar, muitas vezes nem sequer conseguem fazê-lo”, afirma.

Quanto à possibilidade de avançar para novos mercados, Nuno Pereira Coutinho refere que “neste momento, a nossa prioridade é consolidar a presença nos mercados atuais e reforçar a nossa posição de liderança em Portugal”.