
O antigo primeiro-ministro François Bayrou tinha proposto o corte de dois feriados como forma de baixa o défice francês.
O novo primeiro-ministro francês, Sébastian Lecornu, desistiu da proposta do antigo primeiro-ministro François Bayrou, de cortar dois feriados como forma de reduzir o défice de França. Recorde-se que Bayrou acabou por sair do Governo depois de não ver renovada a confiança do parlamento francês.
Numa entrevista à imprensa regional Sébastian Lecornu confirmou que decidiu “retirar a supressão” dos dois feriados” que tinham sido propostas pelo anterior líder do governo francês.
Sébastian Lecornu foi ainda questionado sobre o imposto Zucman, que é dirigido aos ultraricos, que foi rejeitada pelo anterior governo. Sobre isto o novo primeiro-ministro francês salientou que estava a trabalhar na “questão da justiça fiscal”, salienta o Le Monde.
Estas medidas de Sébastian Lecornu surge numa altura em que França foi alvo de uma baixa no seu rating pela Fitch, motivada por fatores como a instabilidade política e a dívida.
Por outro lado os ratings de Portugal e de Espanha foram alvo de melhoria por parte das agências de rating Fitch e Standard & Poor’s.