Nuno Encarnação ironiza sobre reforço do Sporting: “Novo Gyokeres já com desconto?”

O Sporting está em vias de concluir a contratação do avançado colombiano Luis Suárez, atual jogador do Almería, num negócio que poderá ascender aos 25 milhões de euros, conforme avançado por vários órgãos de comunicação social. O valor inclui 20 milhões de euros fixos e cinco milhões em variáveis, além de uma cláusula que garante ao clube espanhol 10% de uma futura transferência.

A operação surge no contexto da iminente saída de Viktor Gyokeres, cuja transferência para o Arsenal está praticamente fechada. O sueco, que se destacou na última temporada, deixará assim um lugar vago no ataque dos leões, que o clube de Alvalade pretende preencher com o colombiano, de 27 anos.

O comentário de Nuno Encarnação, sócio e adepto do FC Porto, na CMTV, trouxe alguma ironia à mesa. “Quando anunciam que é o novo Gyokeres, pergunto: será o novo Gyokeres porque, quando sair, já vai com desconto de 30% na cláusula?”, questionou, referindo-se a uma possível cláusula de rescisão reduzida. “Ponham uma cláusula de 100 milhões, e ele sai depois por 70”, acrescentou, num tom crítico.

Nuno Encarnação lembrou ainda o passado do Almería como clube formador, citando o exemplo de Darwin Núñez, que também vestiu a camisola do clube espanhol antes de rumar a carreiras de maior destaque. “A Almería, que é um dos tubarões europeus que conhecemos, já formou um Darwin Núñez, não é?”, ironizou.

Sobre o valor da transferência, o comentador portista considerou que “20 mais 5 [milhões] são amendoins para o Sporting”, sugerindo que o investimento só será viável com a venda de Gyokeres. “É bom que vendam o Gyokeres, porque não sei onde é que o Sporting vai buscar isto sem essa venda”, concluiu.

Importa salientar que, há cerca de uma semana, o diretor desportivo do Almería negava oficialmente contactos do Sporting; contudo, nos últimos dias, praticamente todos os media desportivos portugueses confirmam o avanço e iminente consumação do negócio, o que indica significativa evolução nas negociações desde então.