
O defesa polaco Jakub Kiwior é reforço do FC Porto, cedido pelo Arsenal por uma temporada, ficando os ‘dragões’ obrigados a adquirir o futebolista caso os ‘gunners’ o exijam, anunciou hoje o clube português.
“O FC Porto chegou a acordo com o Arsenal Football Club para a cedência, a título de empréstimo válido até 30 de junho de 2026, dos direitos de inscrição desportiva de Jakub Kiwior pelo valor total de dois milhões de euros”, pode ler-se em comunicado publicado pelo clube no seu sítio oficial na Internet.
O atual líder da I Liga portuguesa irá desembolsar dois milhões de euros (ME) pela taxa da cedência, adquirindo depois o jogador por 17 ME. O vice-campeão inglês poderá ainda receber mais cinco ME, mediante o cumprimento de objetivos desportivos e outros dois ME das mais-valias de uma futura transferência, com o montante total a poder ascender até aos 26 ME.
Os ‘azuis e brancos’ revelaram ainda que o Arsenal assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e que a operação não contou com serviços de intermediação.
Em declarações aos meios do novo clube, o jogador, de 25 anos, mostrou-se entusiasmado na chegada à cidade invicta e revelou que tem acompanhado todos os jogos recentes dos ‘dragões’, tendo ficado “impressionado” com o apoio dos adeptos portistas.
“É incrível para mim. Estava muito ansioso para chegar aqui e descobrir tudo sobre o clube. Esta não é a melhor das alturas, porque estamos na pausa para os compromissos de seleções e tenho de esperar mais uma semana para conhecer os adeptos e perceber como é o ambiente”, disse.
Kiwior vai juntar-se assim ao compatriota Jan Bednarek, com quem faz parelha no eixo defensivo da seleção da Polónia, que o novo reforço portista já representou por 35 ocasiões.
“Falámos muitas vezes desde que soube do interesse do FC Porto e ele está à minha espera na seleção para depois voltarmos juntos para aqui”, revelou o jogador.
Sendo canhoto, o jogador já demonstrou a polivalência necessária para ser utilizado a lateral esquerdo pelos ‘gunners’ em múltiplas ocasiões, e destaca-se pela facilidade com que consegue encarar a primeira fase de construção do ataque em toque curto e apoiado.
“A experiência no Arsenal trouxe-me muita qualidade com bola no pé”, explicou Kiwior.
O defensor terminou a sua formação nos belgas do Anderlecht, tendo dado o ‘salto’ para o futebol sénior pela Liga eslovaca, primeiro no Podbrezová e depois no MSK Zilina.
Em 2021/22, chegou ao Spezia, que disputava a Serie A italiana, onde se destacou na época e meia que lá passou e motivou o investimento do ‘gigante’ inglês.
No Arsenal, desde então, foi sempre obtendo algum tempo de jogo de forma constante, embora nunca tenha sido um titular absoluto para o técnico espanhol Mikel Arteta, e somou um total de 68 jogos. A Supertaça de Inglaterra, em 2023, foi o único título conquistado durante esse período.
“A liga italiana e a inglesa são diferentes, mas agora estou focado em aprender tudo sobre a liga portuguesa”, garantiu.
Depois de terem vencido o bicampeão Sporting (2-1), no sábado, os comandados por Francesco Farioli asseguraram a liderança isolada da I Liga, ainda que o Benfica tenha um jogo em atraso, somando 12 pontos nas quatro primeiras rondas.
Signed and sealed ✍💙
— FC Porto (@FCPorto) September 1, 2025