Os aspiradores verticais são uma solução de limpeza cómoda e versátil, com caraterísticas próprias que os tornam ideais para alguns utilizadores. Aqui damos a conhecer os melhores aspiradores sem fios da atualidade para fazeres uma boa compra.
1. Dreame H15 Pro
- ✅ Braço robótico AI DescendReach
- ✅ Potência de sucção 21000 PA (líquidos e sólidos)
- ✅ Boa autonomia
- ✅ Controlo e personalização via app Dreame Home
- ❌ Pesado
- ❌ Demora a carregar
- ❌ Sem iluminação para áreas escuras
O Dreame H15 Pro é um aspirador que está preparado para lidar com líquidos e sólidos, o que já é uma vantagem. O braço robótico AI DescendReach é a “ferramenta” perfeita para limpar cantos difíceis e a autolimpeza a 100ºC vai facilitar e muito a vida dos utilizadores.
Destaque ainda para a potência de sucção de 21000 PA e para uma boa autonomia. Demora um pouco a carregar e tem um peso que se faz sentir, mas ainda assim é um dos melhores aspiradores verticais disponíveis no mercado. Para mais informações sobre o Dreame H15 Pro, consulta a review 4gnews.
2. Dyson WashG1
- ✅ Limpeza efetiva de secos e molhados
- ✅ Tecnologia de separação de detritos inteligente
- ✅ Nível de hidratação personalizável
- ❌ Pesa mais que um aspirador “normal” da Dyson
- ❌ Sem nenhuma promoção é caro
O primeiro aspirador Dyson concebido para pavimento molhado é uma boa compra. O Dyson WashG1 combina as tecnologias de hidratação, absorção e extração para remover detritos secos ou molhados numa só passagem.
A sua utilização é também muito intuitiva, graças a um ecrã que ajuda nos processos de limpeza e autolimpeza do equipamento. É mais pesado que qualquer outro aspirador Dyson, mas quando estamos a limpar, nem damos por isso por ter um bom balanço entre equilíbrio e peso. Mais informações na review 4gnews.
3. Xiaomi G9 Plus
- ✅ Bom poder de sucção
- ✅ Vários acessórios incluídos
- ✅ Fácil de limpar
- ✅ Bom desempenho em pavimentos diferentes
- ❌ Podia ter melhor autonomia na potência máxima
- ❌ É pesado
- ❌ Suporte de parede simples
O Xiaomi G9 Plus conta com umdesign simples, mas com um bom poder de sução de 120 W. Este aspirador Xiaomi está equipado com vários acessórios – por exemplo, tem uma escova elétrica em borracha para ácaros –, além de se adaptar bem a pavimentos diferentes.
A qualidade de construção é também robusta e os vários níveis de potência são um atributo bem-vindo. Podia ter uma melhor autonomia quando está a limpar na potência máxima e ser mais leve. Tudo somado oferece uma boa relação qualidade/preço.
4. Bosch BBHF220
- ✅ Fácil de usar
- ✅ Boa autonomia
- ✅ É leve
- ✅ Versatilidade – inclui um aspirador de mão
- ❌ Depósito pequeno
- ❌ 76 dB de ruído
O aspirador vertical Bosch BBHF220 é uma boa escolha para quem quer versatilidade na limpeza diária dia a dia. Com seu design 2 em 1, pode ser utilizado tanto como um aspirador vertical para a limpeza de pisos e tapetes, como um aspirador de mão removível para limpar para sofás, móveis e cantos de difícil acesso.
Apresenta um bom desempenho aliado a um preço acessível à maior parte das carteiras. Pelo lado menos positivo, tem um depósito mais pequeno do que o desejável e emite um ruído de 76 dB.
5. Rowenta XForce Flex 14.60 RH9958
- ✅ Vários acessórios incluídos
- ✅ Iluminação LED no bocal
- ✅ Inclui aspirador de mão
- ❌ Barulneto, emite 82 dB de ruído
O X-Force Flex da Rowenta dispõe de cinco velocidades no poder de sucção, o que permite aos utilizadores escolher a potência que mais se adequa à divisão e sujidade. E para aspirar zonas mais específicas – como a mesa ou o sofá – inclui um aspirador de mão que pode ser retirado do suporte maior.
A iluminação LED no bocal ajuda a que não escape nenhum detrito, mesmo nos locais com menos luz. Mas, com uma emissão de 82 dB de ruído, este modelo Rowenta é barulhento e não deve ser utilizado a horas noturnas.
6. Dyson Gen5 Detect
- ✅ Boa iluminação na escova
- ✅ Poder de sucção potente
- ✅ Inclui vários acessórios
- ✅ Autonomia para mais de uma hora
- ❌ Preço elevado
O Dyson Gen5 Detect é um aspirador que consegue eliminar toda a sujidade com eficácia. Muito graças à escova Optic Fluffy com a sua luz laser integrada que permite ver melhor os detritos, mesmo os que estão mais camuflados.
Fornece versatilidade pelos muitos acessórios incluídos e fornece autonomia para mais de uma hora. Mas esta competência paga-se caro. Consulta toda a informação sobre o Dyson Gen5 Detect na review do 4gnews.
Existem 3 tipos de aspiradores verticais
1. Aspiradores sem fios. São alimentados por bateria recarregável e em alguns casos amovível, proporcionando a maior versatilidade e conveniência. Costumam ter vários acessórios modulares, mas a autonomia raramente chega a uma hora de limpeza.
2. Aspiradores com fios. São mais baratos que os aspiradores sem fios e podem limpar igualmente bem. No entanto, ao terem que estar ligados a uma tomada, não são tão convenientes, apesar de serem leves e, por norma, também modulares.
3. Aspirador vertical lava e aspira. São os mais recentes e também os mais caros. Cumprem ambas as funções, geralmente com base de carga e limpeza, mas são mais pesados e a autonomia fica aquém dos aspiradores convencionais.
Os AW ou Air Wats são uma das métricas anunciadas pelos fabricantes de aspiradores verticais e referem-se à quantidade de energia (watts – W) consumida para transportar uma unidade de ar desde o bocal / ponteira até ao depósito do aspirador.
A indicação de Watts (W) é outra das métricas indicadas pelas fabricantes para se referirem à potência dos aspiradores, tal como a voltagem (V) das baterias.
Outras dicas de aspiradores: