Novos rumores sobre as especificações da PlayStation 6 apontam para um salto de desempenho impressionante, podendo ser 8x mais rápida que a PS5.
Ainda não temos certezas sobre quando a PlayStation 6 será anunciada, mas os rumores sobre a consola da Sony já fazem manchetes. Após ficarmos a conhecer as possíveis especificações da PS6 portátil, é agora tempo de olhar para a versão caseira.
As informações que nos trazem aqui foram divulgadas pelo conceituado canal de Youtube Moore’s Law Is Dead. No seu mais recente vídeo, ele fala sobre o que conseguiu apurar sobre as especificações da PlayStation 6 e os números impressionam.
PlayStation 6 pode ser 8x mais rápida que a PlayStation 5
Segundo o que é dito no vídeo acima, o desempenho global da PlayStation 6 poderá sofrer um aumento de 4 a 8 vezes quando comparado com a sua antecessora. Valores que, a confirmarem-se, são verdadeiramente impressionantes.
Na prática, isto significa que a próxima consola da Sony terá estabilidade para correr ainda mais jogos em 4K a 120 fps sem problemas. A PS5 já o consegue fazer, mas a sua sucessora poderá fazê-lo com um menor esforço e por mais tempo sem perder qualidade.
Tudo isto será possível graças ao uso de um processador AMD “Orion” fabricado na litografia de 3 nm da TSMC. Este contará com até 10 núcleos Zen 6, 54 unidades computacionais RDNA 5 e entre 30 GB a 40 GB de RAM GDDR7.
Isto significa que a PlayStation 6 poderá entregar um desempenho da GPU entre os 34 e os 40 TFLOPs. Por comparação, a atual PS5 Pro oferece um desempenho de GPU de 16,7 TFLOPs.
PS6 será incrível, mas não o suficiente para superar a próxima Xbox
Os valores avançados por Moore’s Law Is Dead são surreais, mas aparentemente não serão suficientes para dominar o mercado das consolas gaming. Segundo a mesma fonte, a próxima Xbox será 25% mais poderosa que a consola da Sony.
Segundo alguns relatórios, a próxima Xbox terá um desempenho que a aproximará mais do poder de um PC gaming. Se isso for verdade, é normal que se observe esta diferença entre as duas principais consolas do mercado.
Ainda nada está garantido, mas várias fontes apontam para 2027 como o ano em que serão desvendadas as consolas da próxima geração. Se assim for, ainda falta bastante para podermos confirmar estas características.