
As empresas passarão a ter uma “carteira virtual” em que estas poderão reunir todos os seus documentos relevantes, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante o seu discurso como presidente do PSD na festa do Pontal.
Essa carteira virtual permitirá às empresas “ter os seus documentos”, disse. E, acrescentou que “por exemplo, quando concorrem a alguma coisa, não têm de apresentar documentos. presentam a carteira virtual e estão lá todos os documentos necessários”. “Isso impedirá que possam ser excluídas porque não conseguiram apresentar um documento atempadamente”, rematou.
Esta foi apenas uma das medidas que o líder do Executivo indicou que serão implementadas “nos próximos meses” no âmbito da desburocratização e simplificação de processos.
Para os cidadãos, Montenegro destacou que a alteração da morada no Cartão de Cidadão será automaticamente válida para todas as áreas da Administração Pública. Os cidadãos, disse, não terão de ir a várias entidades alterar a morada.
Outra novidade será a possibilidade de “quando se perde a carteira e é necessário pedir os documentos” seja feito “um único pedido para todos os documentos” e não se tenha de dirigir a diversos serviços, anunciou.