
Milhares de turistas chegam diariamente às capitais, e outras cidades, de países europeus, gastando dinheiro nos hotéis, restaurantes e mesmo em “souvenirs”. É assim que os países ganham cada vez mais dinheiro com o setor do turismo.
Dados divulgados recentemente pelo Eurostat mostram que a União Europeia (UE) superou os Estados Unidos da América (EUA) com quase o dobro das receitas de turismo internacional. Ainda que estes sejam dados de 2023 – os mais atualizados à data -, a expectativa é que tenham crescido a olhos vistos.
A UE recebeu 25,9% das receitas mundiais de turismo em 2023, amparada pelos gastos dos turistas do bloco. Isto é, mesmo com a chegada de mais turistas de outros continentes à Europa, nomeadamente de norte-americanos e asiáticos, as próprias economias da UE é que se continuam a impulsionar.
É que deste valor total, 15,2% dizem respeito às receitas turísticas de países intra-UE e 10,7% são referentes a gastos de turistas fora dos 27 Estados-membros.
“Considerando individualmente os países da UE, Espanha, França, Itália, Alemanha, Portugal, Áustria, Grécia, Países Baixos, Croácia e Polónia estariam entre os países com, pelo menos, 1% das receitas mundiais provenientes do turismo internacional”, lê-se no relatório.
Os EUA, por exemplo, mostraram que 12,3% das suas receitas foram provenientes do turismo, a segunda maior percentagem apenas atrás do bloco europeu, e ficou à frente do Reino Unido, cujos ganhos turísticos significaram 4,8%.
Os Emirados Árabes Unidos ficaram em quarto lugar, seguidos da Turquia, Austrália, Japão e Canadá.
Outros números revelados no início do ano mostravam que os residentes da UE tinham gasto mais de 555 mil milhões de euros em viagens relacionadas com turismo, a maioria (57%) fora do país de origem.
Contudo, os dados mostram que 85% dos gastos dos residentes na UE foram dentro da Europa, enquanto 77% foram dentro da UE. E existe ainda uma disparidade de gastos quando analisados os destinos: 289 euros são gastos em viagens domésticas, valor que dispara para 1.013 euros quando são viagens para fora.
Os portugueses, por exemplo, gastaram, em 2023, uma média de 252 euros por viagem, 169 euros em viagens dentro do território e 760 euros em viagens para o estrangeiro. Em termos de pernoitas, os turistas portugueses pagavam uma média de 46 euros por noite em Portugal e 111 euros por dormida no estrangeiro.