Segunda vida do T-Roc da Autoeuropa chega ao mercado em 2026

Nova geração do modelo lançado em 2017 chega ao mercado no próximo ano com versão híbrida.

O Volkswagen T-Roc vai ganhar uma nova vida em 2026. O único modelo produzido atualmente na Autoeuropa vai ganhar uma nova geração no próximo ano.

Lançado no final de 2017, a segunda geração vai contar com versões híbridas que chegam ao mercado ao mesmo tempo que as versões térmicas.

O novo modelo vai ser apresentado oficialmente no final deste mês na Alemanha, mas a Volkswagen lançou um teaser esta semana (na foto).

Mas o fórum especializado em ‘leaks’ de novos modelos “Coches Espias” divulgou recentemente várias imagens do que poderá vir a ser o novo Volkswagen ‘made in Portugal’ (ver galeria).

“Teremos várias versões. Teremos um Militec, o primeiro híbrido que vamos introduzir com uma bateria pequena, mais leve. Mais tarde, vamos introduzir um AF, um híbrido elétrico”, disse na terça-feira o diretor-geral da Autoeuropa, Thomas Hegel Gunther.

Já o modelo 100% elétrico ID.1 vai começar a ser produzido em meados de 2027, devendo chegar ao mercado durante o ano de 2028, com um preço atrativo de 20 mil euros.

A companhia está a modernizar as suas linhas de produção num investimento que ascende a 600 milhões de euros. Na terça-feira, foram apresentados dois investimentos que ascendem a 300 milhões de euros (com apoio de 30 milhões do Estado português): uma nova prensa XL (nova versão da anterior prensa que molda chapas para as transformar em portas, tejadilhos ou capots) e também uma nova oficina de pinturas, que vai contar com um novo forno elétrico que substituirá o atual a gás natural (o forno produz calor para as estufas de pintura para ajudar a tinta a secar mais rapidamente).

“Celebramos hoje o presente e futuro da Autoeuropa. Estes são marcos fundamentais para o futuro e modernização da fábrica. Os novos equipamentos vão ajudar na produção do sucessor do atual T-Roc que vai contar com um design impactante, vai ser tecnologicamente sofisticado e dará continuidade ao extraordinário desempenho comercial do T-Roc”, disse na terça-feira Thomas Hegel Gunther.

A nova prensa XL conta com 7 prensas no total: uma com uma capacidade de prensagem de 2,1 toneladas e seis com 1,1 toneladas cada uma: quando a prensa cai sobre as chapas “o aço escoa como se fosse água”, revela Mark Silva, o chefe de prensagem da Autoeuropa.