
O sistema integra sensores de dados ambientais sem fios, para monitorizar a temperatura, humidade, velocidade e direção do vento, assim como outros indicadores biofísicos em tempo-real.
Um sistema baseado em Internet das coisas (em inglês, Internet of things, IoT) para monitorização e alerta precoce de fogos rurais, desenvolvido por uma equipa internacional que envolve membros da Universidade de Aveiro (UA), foi distinguido com o prémio Runner-Up na categoria de Demonstradores, Technology Applications.
O novo sistema foi desenvolvido no âmbito do projeto RATEOSPC e do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) envolvendo o Departamento de Eletrónica Telecomunicações e Informática e o Instituto de Telecomunicações.
O sistema integra sensores de dados ambientais sem fios, para monitorizar a temperatura, humidade, velocidade e direção do vento, assim como outros indicadores biofísicos em tempo-real. Recorrendo a tecnologia open-source, o sistema processa, armazena e permite visualizar os dados recebidos, fornecendo capacidade para a monitorização em tempo-real e a análise preditiva para a geração de alertas.
Durante a demonstração na 7th Experiment@ International Conference – expat’25, que decorreu de 3 a 5 de setembro na cidade da Horta, Faial, os participantes visualizaram dados reais de sensores e os mecanismos automatizados de emissão de alertas que indicam o risco potencial de incêndio. Este sistema permite o desenvolvimento de uma abordagem proactiva à monitorização de fogos rurais, possibilitando a determinação automática de níveis de risco, a sua deteção precoce e estratégias de resposta eficientes.
Este trabalho, com o título Demo of an early warning system for remote sensing of wildfires, foi desenvolvido pela equipa constituída por Marta Oliveira, Luís Malarmey, Pedro Casau, Paulo Pedreiras, João Paulo Barraca e Pedro Fonseca, do DETI e IT-Aveiro, e Sandra Millán Arias e Cristina Barrios, do Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (Espanha) , e apresentado por Marta Oliveira na 7th Experiment@ International Conference – expat’25.
Na conferência científica, foi também apresentado o artigo dos mesmos autores intitulado An early warning system for remote sensing of wildfires, que fornece uma visão do sistema criado e das suas capacidades. Na mostra de trabalhos de demonstração incluída na conferência participaram 24 demonstradores em competição.