S&P eleva rating de Espanha para A+

Entre os motivos para a melhoria do rating espanhol está a limitada exposição aos Estados Unidos e as perspetivas de crescimento económico, assinalou a Standard & Poor’s (S&P).

A Standard & Poor’s (S&P) decidiu elevar esta semana o rating de Espanha de A para A+, com perspetiva estável. Entre os motivos para a melhoria do rating espanhol está limitada exposição aos Estados Unidos e as perspetivas de crescimento económico.

“Uma década de desalavancagem do setor privado levou a uma melhoria notável do balanço externo de Espanha, reduzindo a sensibilidade da economia a mudanças repentinas nas condições de financiamento externo e melhorando a sua resiliência geral a choques económicos”, explica a S&P, sobre alguns dos motivos que levaram à melhoria do rating espanhol.

A agência de rating diz ainda que a imigração, principalmente a da América Latina, a atividade de investimento e as reformas estruturais anteriores “continuam a impulsionar” o crescimento dinâmico do emprego e da procura interna.

“Para 2025, projetamos que o crescimento económico atinja os 2,6% (3x a média da zona euro)”, indicou a S&P.

A Standard & Poor’s considera também que a economia de Espanha “baseada nos serviços e a limitada exposição comercial aos Estados Unidos” isolam-na das “consequências imediatas” das tarifas americanas sobre os bens.

“Por conseguinte, elevámos as nossas classificações de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira e local não solicitadas de Espanha de ‘A’ para ‘A+’ e reafirmamos as nossas classificações de curto prazo ‘A-1’. A perspetiva é estável”, concluiu a agência de rating.