Pedro, Lourenço e Tiago foram admitidos em algumas das melhores universidades do mundo: Oxford, Cambridge e London School of Economics, onde vão prosseguir os estudos com uma bolsa milionária atribuída pela dona do BPI.
Três jovens portugueses – Pedro Costa, Lourenço Matos e Tiago Paúl figuram entre os 100 estudantes com percursos de excelência académica nas áreas da matemática, ciência computacional e economia do programa que vão usufruir de uma bolsa de pós-graduação no estrangeiro da Fundação ”la Caixa”, dona em Portugal do banco BPI. Cada bolsa representa um investimento médio de 100 mil euros por estudante, cobrindo propinas, estadia, viagens e apoio formativo. Em 2024, o programa envolveu um investimento global de 10 milhões de euros.
O Jornal Económico foi conhecer os portugueses vencedores do programa mais relevante do género em Espanha e um dos mais competitivos da Europa.
Mestrado em Matemática e Fundamentos da Ciência da Computação na Universidade de Oxford
Pedro Costa, 20 anos, natural de Viana do Castelo, licenciou-se em Matemática Aplicada e Ciências da Computação, pelo Instituto Superior Técnico, em 2024. Vai agora iniciar um mestrado em Matemática e Fundamentos de Informática na Universidade de Oxford, com o apoio da bolsa de pós-graduação da Fundação ”la Caixa”. Bolsas de estudo é, aliás, coisa que coisa que conhece bem. Nos dois primeiros anos no Técnico em Lisboa foi bolseiro do programa Novos Talentos em Matemática da Fundação Calouste Gulbenkian, o que lhe permitiu explorar temas de investigação como redes neuronais biologicamente plausíveis e análise funcional. Está motivado para aprofundar os fundamentos teóricos e aplicados da sua área de paixão de sempre: a Matemática. No ensino secundário, participou ativamente em competições internacionais, tendo conquistado uma medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) em 2021 e representado Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI) no mesmo ano. “Estas experiências reforçaram o seu interesse pela matemática e pela resolução de problemas computacionais”, diz. .
Mestrado em Ciências Computacionais Avançadas na Universidade de Cambridge
Com o apoio da bolsa da Fundação ”la Caixa”, Lourenço Matos, 21 anos, frequenta o mestrado em Ciências Computacionais Avançadas na Universidade de Cambridge. Os seus interesses de investigação centram-se na aprendizagem automática (machine learning) e nas suas aplicações em áreas como a biologia e a medicina. Nascido em Lisboa, em 2003, desde cedo desenvolveu um forte interesse pelas ciências da computação, tendo começado a explorar a área através de cursos online, como o CS50x da Universidade de Harvard. Em 2021, ingressa na Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Durante o percurso académico, participa em competições de cibersegurança, colabora em projetos de investigação em biologia computacional e contribui para projetos de código aberto, incluindo o PyTorch. Em todas estas atividades, destaca-se pela motivação em causar impacto positivo através da tecnologia.
Doutoramento em Economia na London School of Economics and Political Science, Universidade de Londres
Tiago Paúl, 25 anos, formado pela Nova SBE, tem ganho experiência como assistente de investigação económica na London School of Economics and Political Science, Universidade de Londres, onde inicia agora um doutoramento em Economia. Nasceu em ceu em Lisboa, em 1999 e tinha 10 anos quando foi com a família para Varsóvia, onde viveu até 2015. De regresso a Portugal, completou o ensino secundário e licenciou-se em Economia em Carcavelos. Após a licenciatura, muda-se para Londres, em 2021, para realizar um mestrado em Economia na LSE, que concluiu em 2022. Nesse ano, iniciou funções como assistente de investigação pré-doutoral no Centre for Macroeconomics da LSE, onde colaborou em projetos ligados à macroeconomia aplicada.