
O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse esta segunda-feira já ter iniciado os preparativos para um encontro “cara-a-cara” entre os presidentes da Ucrânia e da Rússia.
Trump esteve esta segunda-feira reunido com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, e com vários líderes europeus. O encontro sucede à reunião, na passada sexta-feira, com o Presidente russo, Vladimir Putin.
O líder dos EUA já referiu que pretende que Kiev e Moscovo aceitem um acordo que permita uma paz duradoura e afastou a necessidade de um cessar-fogo, algo que os líderes europeus consideram imperativo para que as negociações possam avançar.
Numa publicação nas redes sociais, Trump referiu que falou por telefone com Putin e iniciou os preparativos para um encontro entre os responsáveis máximos de Moscovo e Kiev, num local ainda por determinar.
Após esse encontro, acrescentou, irá sentar-se com os dois líderes. O vice-presidente dos EUA, JD Vance, o secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial, Steve Witkoff, estão a coordenar o tema com a Rússia e a Ucrânia.
Sobre a reunião desta segunda-feira, na Casa Branca, com Zelensky e os líderes europeus, Trump considerou que “foi um muito bom primeiro passo para uma guerra que já dura há quase quatro anos”.