Trump ordena destacamento de dois submarinos nucleares depois de declarações de Medvedev

A tensão entre a Rússia e os Estados Unidos (EUA) continua a aumentar. Esta sexta-feira, dia 1 de agosto, o Presidente norte-americano, Donald Trump, escreveu na sua rede social Truth Social que ordenou que dois submarinos nucleares fossem posicionados “nas regiões apropriadas” com base em declarações do antigo Presidente russo Dmitry Medvedev, que o republicano considerou serem “altamente provocadoras” .

“Ordenei que dois submarinos nucleares fossem posicionados nas regiões apropriadas, para o caso de estas declarações tolas e inflamatórias serem mais do que isso”, escreveu Trump. E acrescentou: “As palavras são muito importantes e muitas vezes podem levar a consequências não intencionais, espero que este não seja um desses casos.”

Ainda assim, o republicano não forneceu até agora pormenores sobre o que terá instigado a sua decisão.

A afirmação de Trump chega depois de várias trocas de acusações entre os dois políticos se terem acentuado nos últimos dias. Isto depois de no passado fim de semana o Presidente dos EUA ter ultimado o seu homólogo russo, Vladimir Putin, a chegar a um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia em “10 a 12 dias” – depois de ter reduzido o prazo inicial de 50 dias – ou enfrentar sanções norte-americanas. 

Nessa altura, o ex-presidente russo descurou o ultimato feito por Trump e escreveu na rede social X que “Trump lançou um ultimato teatral ao Kremlin. A Rússia não se importou”.

Medvedev recorreu às redes sociais no passado dia 28 de julho para alertar que “cada novo ultimato é uma ameaça e um passo em direção à guerra” entre os dois países.

“Trump está a jogar o jogo do ultimato com a Rússia: 50 dias ou 10… Ele deve lembrar-se de duas coisas: 1. A Rússia não é Israel nem mesmo o Irão; 2. Cada novo ultimato é uma ameaça e um passo em direção à guerra. Não entre a Rússia e a Ucrânia, mas com o seu próprio país”, escreveu o ex-presidente e agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa na rede social X.

Na quinta-feira, Medvedev acrescentou ainda que Trump deve lembrar-se que Moscovo tem capacidades de ataque nuclear da era soviética.