
O Presidmete dos EUA, Donald Trump, anuniocu que vai reunir-se com o homólogo russo, Vladimir Putin, na próxima sexta-feira no estado norte-americano do Alasca, para tentar mediar um acordo de cessar-fogo na Ucrânia. O anúncio foi feito precisamente no dia que Trump tinha estabelecido como limite para um entendimento
Antes, na Casa Branca, Trump sugeriu que um acordo de paz para a Ucrânia poderá incluir “trocas de território” entre Moscovo e Kiev, que “beneficiariam ambos” os beligerantes, embora reconhecendo que tais negociações são “complicadas”.
“O Presidente [russo, Vladimir] Putin, acredito, quer ver a paz, e [o homólogo ucraniano Volodymyr] Zelensky quer ver a paz”, e um acordo de paz provavelmente significaria “alguma troca de territórios”, afirmou Trump, sem dar pormenores.
“Estamos a falar de território disputado há três anos e meio, com a morte de muitos russos e ucranianos. (…) É complicado. Haverá trocas de território que beneficiarão ambos”, adiantou Trump, que disse que irá reunir-se “muito em breve” com Putin para discutir um acordo, em local a determinar.
Zelensky “precisa de conseguir tudo o que precisa, porque vai ter de se preparar para assinar alguma coisa”, referiu ainda o Presidente norte-americano.”E acho que está a trabalhar arduamente para conseguir isso”, adiantou Trump