
A edição 2024/25 da Bola de Ouro teve sabor português. Vitinha, médio do Paris Saint-Germain, alcançou um histórico 3.º lugar, apenas atrás do compatriota de clube Ousmane Dembélé — o grande vencedor — e de Lamine Yamal, estrela do FC Barcelona. Já o lateral Nuno Mendes, igualmente do PSG, fechou o ‘top 10’, sendo ainda o segundo melhor defesa da lista.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Entre os restantes nomes lusos, João Neves foi 19.º, também ele peça importante na época de ouro do PSG, que conquistou a Liga dos Campeões, a Ligue 1 e a Taça de França. Já Viktor Gyökeres, goleador do Sporting, terminou em 15.º, tornando-se o único representante da I Liga portuguesa.
Este duplo destaque de Vitinha e Nuno Mendes representa a quinta ocasião em que Portugal teve dois jogadores no ‘top 10’ da Bola de Ouro. A última vez datava de 2019, com Cristiano Ronaldo (3.º, Juventus) e Bernardo Silva (9.º, Manchester City). O feito já tinha acontecido em 2016 (Ronaldo vencedor e Pepe em 9.º), em 2004 (Deco em 2.º e Ricardo Carvalho em 9.º) e em 1966 (Eusébio em 2.º e José Torres em 10.º).
Com este resultado, o número de internacionais portugueses no lote restrito dos dez melhores do mundo sobe para 13 jogadores diferentes ao longo da história. Cristiano Ronaldo lidera com 14 presenças, seguido de Eusébio (8) e Luís Figo (3), aos quais se juntam nomes como Bernardo Silva, Deco, Ricardo Carvalho, Pepe e agora também Vitinha e Nuno Mendes.
No capítulo das vitórias, Portugal soma oito Bolas de Ouro: cinco de Cristiano Ronaldo, uma de Eusébio (1965) e outra de Luís Figo (2000).