Wall Street fecha em alta com paz na Ucrânia ao fundo do túnel

Sem destaques no plano macroeconómico, o foco esteve ainda nas várias reações a contas empresariais.

Os principais índices de Wall Street fecharam a semana em alta ligeira, a somar aos ganhos da semana. O índice Nasdaq bateu inclusive um novo recorde.

Assim o Dow Jones subiu 0,47% para 44.175,61 pontos; o S&P 500 avançou 0,78% para 6.389,45 pontos; e o Nasdaq 100 fechou a subir 0,98% para 21.450,02 pontos.

A nomeação de Stephen Miran para o conselho de governadores da Reserva Federal (Fed) animou a bolsa norte-americana sediada em Wall Street.

A reação dos mercados não é alheia aos acontecimentos geopolíticos. O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que aceita reunir-se com o homólogo russo, Vladimir Putin, mesmo que este não se encontre com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O encontro, que deverá acontecer na próxima semana, poderá resultar num acordo que signifique paz na Ucrânia e poderá implicar o reconhecimento do território ucraniano já conquistado pelo Kremlin.

Sem destaques no plano macroeconómico, o foco esteve ainda nas várias reações a contas empresariais.

A Pinterest recuou 10,4% depois de a rede social ter apresentado lucros trimestrais abaixo das estimativas dos analistas.

A GoodYear tombou 18,52% depois de ter apresentado contas que não agradaram os investidores.

A GoDaddy, que também apresentou resultados trimestrais que não impressionaram os investidores, caiu mais de 11%.

Por outro lado, a Expedia subiu mais de 4% depois de ter aumentado as suas previsões de crescimento e receitas anuais.

Entre os grandes disparos estão SoundHound, que subiu 26,40%.

A Celsius também esteve em foco, ao subir 3,63% depois de ter recebido múltiplos upgrades, após ter reportado bons números ontem.

As ações da Apple terminaram a sessão a subir mais de 4% depois de a tecnológica anunciar um investimento de 100 mil milhões de dólares nos EUA.

No NYMEX o crude WTI caiu 0,70% para 63,43 dólares.

O euro recua 0,21% para 1,1641 dólares.

As obrigações do tesouro a 10 anos dos EUA continuam a subir 3,29 pontos base para 4,28%.